TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Revista proteção - Saúde em mente.

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Revista Proteção: Saúde em mente.

        Em entrevista a Revista Proteção, Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, autor da metodologia do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) e do FAP (Fator Acidentário de Prevenção), pesquisador da Universidade de Brasília dentre outros títulos, esclarece importantes pontos a respeito da SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

        Após entrar em vigor o NTEP proporcionou um novo referencial no que concerne a lógica de concessão de benefícios por presunção. Mudando o referencial teórico, cabendo o ônus da prova a quem tem condições de provar, tirando o trabalhador de uma situação de fragilidade diante do sistema. O NTEP possibilitou um leque maior em favor do trabalhador (ao contrario do CAT que se limitava a acidentes de maiores proporções) com relação a problemas de saúde do trabalhador que estão relacionados de maneira um pouco difusa com o ambiente a que está submetido, passando a olhar com uma lupa para estes problemas.

        Uma questão conflitante diz respeito à visão do trabalhador como meio de produzir, contrapondo o lado humano. Deve-se achar um equilíbrio, entre submeter o trabalhador a um ambiente de risco (com riscos controlados ou minimizados) e a produção. Isso implica uma mudança de mentalidade por parte de quem detém o meio de produção, os empresários e gestores, conscientizando-os de que a saúde e a segurança do trabalhador estão diretamente ligadas à produtividade.

        Há muito que se avançar em alguns aspectos, por exemplo, o enquadramento da sistemática previdenciária ignora os nuances do acidente de trabalho, os simplificando em apenas três categorias (típico, doença e trajeto). Assim como o reducionismo das medidas de proteção, não dando devida atenção as causas, não trabalhando prevenção e promoção de maneira tão efusiva quanto ao pragmático EPI, não este não tenha sua importância, mas mais como atenuador. Outro reducionismo diz respeito a CAT, uma proposta apresentada pelo Prof. Paulo Rogério Albuquerque é alteração do nome para NAST (Notificação de Agravo da Saúde do Trabalhador), ampliando o conceito para um campo não delimitado pela CAT.

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com