Resenha Sobre Vídeo "Orçamento de Obra"
Por: Aline Matos • 9/6/2021 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Disciplina: Metodologia Cientifica.
Alunas: Aline Matos E Livian Machado.
Turma: T02.
Resenha sobre o vídeo: “Orçamento de Obra: As melhores práticas para trazer confiabilidade na construção civil”.
O vídeo “Orçamento de Obra”, de autoria de Giseli Barbosa, engenheira civil, por meio do canal do Sienge, tem o objetivo de apresentar melhores práticas para realizar orçamento de obra confiável.
Giseli começa relatando que o orçamento vem para trazer a decisão se o projeto é viável, a margem de lucro esperada, sendo este o primeiro passo pra ter uma visão concreta de todos os passos que vão realizados durante o projeto. Se atentando a estratégia de execução, os pontos de atenção, insumos e serviços, atividades necessárias, serviços que devem ser contratados e etc.
A autora afirma que as relações que compõem o projeto são tempo, custo e escopo. Um projeto que executa o que foi previso no escopo, dentro do prazo e do custo estimado tem sua qualidade máxima. Pois a qualidade é atender as expectativas do cliente e atender as atividades previstas.
Existem uma série de variáveis que impactam no orçamento, sendo estas despesas de logística, custos pré-projeto, tramites legais, etapas construtivas, custos indiretos, despesas de operação e despesas de manutenção, sendo estes subdivididos em custos de pré obra, obra e pós obra.
Existem diferentes tipos de orçamento para um projeto, segundo a autora: O orçamento de avaliação, que considera viabilidade do empreendimento e índices básicos de área de construção, padrão de acabamento, CUB e etc. O orçamento de estimativa, realizado quando já se tem uma ideia da obra, considerando índices de anteprojeto, preços unitários e índices físicos de obras semelhantes. O orçamento expedito, que considera o projeto executivo básico, elementos executivos de projeto arquitetônico, especificações, composições de preços genéricas e preços de insumos de referências. O orçamento detalhado, que considera o projeto executivo definitivo, projeto arquitetônico e complementares, composição de preços, memoriais, serviços específicos, preços de insumos cotados. E por fim o orçamento analítico, que considera os projetos executivos detalhados, conforme o orçamento detalhado, panejamento e plano de ataque.
A autora fornece também para nós um passo a passo de como fazer um orçamento de obra confiável, começando pelos quantitativos e serviços, com suas definições das atividades e quantidades do que serão necessários, logo após com a elaboração e análise das composições, ajustando índices de produtividade, avaliando insumos e mão de obra, após isso podemos realizar o levantamento dos custos indiretos, estrutura de apoio, licenciamento e permissões, legislações normas, por fim projetamos o lucro obtido, calculamos a rentabilidade do projeto e caso necessário podemos fazer ajustes de composições, índices e metodologia executiva.
A autora deixa claro que o orçamento e planejamento são processos complementares e que o orçamento é responsabilidade de várias pessoas que devem trabalhar alinhadas por um propósito.
O conteúdo do vídeo é algo muito relevante para nós como graduandas em Engenharia Civil e todos os alunos do curso, pois fala de temas muito pertinentes em nossa futura profissão. Realizar um orçamento é muito mais que estipular valores, é trazer a essência da produtividade e otimização para uma obra, podendo até mesmo contribuir para a redução de materiais e perpetuação do meio ambiente.
...