Resenha de Metodologia
Por: Biribeiro24 • 27/9/2016 • Resenha • 887 Palavras (4 Páginas) • 758 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
ENGENHARIA ELÉTRICA
CAMPUS FLORIANÓPOLIS
CAINÃ DU BOCAGE DAMASCENO
RESENHA: CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
FLORIANÓPOLIS,2016
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
ENGENHARIA ELÉTRICA
CAMPUS FLORIANÓPOLIS
CAINÃ DU BOCAGE DAMASCENO
RESENHA: CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
[pic 1]
FLORIANÓPOLIS,2016
1 REFERÊNCIA
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento científico. In: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia. 7. ed. São Paulo. Atlas 2010.
2 CREDENCIAIS DAS AUTORAS
MARINA DE ANDRADE MARCONI é graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística. É doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca – Unesp. É professora concursada, tendo lecionado 16 anos na Unesp de Franca nos cursos de História e Serviço Social. É autora do livro Metodologia científica para o curso de direito e coautora de Antropologia: uma introdução, Metodologia científica, Metodologia do trabalho científico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pela Atlas. Além desses livros, é autora de Garimpos e garimpeiros, Folclore do café, Brinquedos cantados, Artesanato, Linguagem e Folclore I, /I e III.
EVA MARIA LAKATOS era graduada em Administração de Empresas e Jornalismo e pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e doutora em Ciências, Doutora em Filosofia (Metodologia Científica) e livre-docente em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi vice-diretora. Foi professora de Sociologia e Metodologia Científica em graduação e pós-graduação dessa mesma instituição. Autora de Introdução à sociologia e Sociologia da administração e coautora de Metodologia científica, Metodologia dó trabalho científico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pela Atlas.
3 RESUMO
O capítulo 3 do livro Fundamentos da Metodologia se trata da Ciência e conhecimento científico abordando vários tipos de conhecimento. O texto se baseia com uma comparação entre o conhecimento popular, conhecimento filosófico, conhecimento religioso e por fim o conhecimento científico.
O conhecimento popular é aquele conhecimento mais informal, hereditário, que pode se subdividir em 5 características: superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico, tem caráter inexato e falível pois se fundamento numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções.
O conhecimento filosófico consiste em um conhecimento racional, valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada e, por fim, infalível e exata, pois em um modo geral ela não lida com a experimentação e sim com a experiência.
O conhecimento religioso (Teológico) é valorativo por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional), é um conhecimento sistemático do mundo como obra de um criador divino, o conhecimento religioso ou teológico parte do princípio de que as “verdades” tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em “revelações” da divindade.
O conhecimento científico é caracterizado como exato porque ele lida com o real/fatos, suas afirmações têm base em estudos e experimentos científicos em diversas áreas, é sistemático já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideia e não conhecimentos dispersos e desconexos.
...