TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Pressão e Instrumentos

Por:   •  27/11/2016  •  Resenha  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ADÃO WILLIAN  RA: B836AB-7

KAIQUE LUI ALMEIDA ALVES  RA: B794DC-2

NICHOLAS THIAGO CABRAL XAVIER DA COSTA  RA: B6591I-9

WANDER RONIELLY DE SOUZA AMARAL  RA: B9083J-1

KAYQUE FLAVIONEL MOTA CASTRO  RA: B67BIA-5

RAIMUNDO GOMES FILHO

DANILO DE SOUZA BEZERRA  RA: B96DIH-3

FERNANDO ISSAO NATI

GABRIEL BUSTO SAMINEZ

TIAGO ROCHA DA SILVA

T1 - Resenha de Pressão e Instrumentos

BRASÍLIA

Agosto de 2015

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ADÃO WILLIAN

KAIQUE LUI ALMEIDA ALVES

NICHOLAS THIAGO CABRAL XAVIER DA COSTA

WANDER RONIELLY DE SOUZA AMARAL

KAYQUE FLAVIONEL MOTA CASTRO

RAIMUNDO GOMES FILHO

DANILO DE SOUZA BEZERRA

FERNANDO ISSAO NATI

GABRIEL BUSTO SAMINEZ

TIAGO ROCHA DA SILVA

T1 - Resenha de Pressão e Instrumentos

Orientador: Alexandre Caires

BRASÍLIA

Agosto de 2015[pic 1][pic 2][pic 3]

A TEMÁTICA DAS PRESSÕES BAROMÉTRICA E MANOMÉTRICA

  1. Pressão

Popularmente conhecida como uma Força aplicada sobre alguma coisa. Para termos físicos, temos uma determinada Força (F) sobre uma Área (A) de uma superfície.

Para a aferição dessa grandeza, temos o Barômetro, Manômetro, Piezômetro e o Vacuômetro. De acordo com o Sistema Internacional (SI), a pressão tem como unidade N/m² (Newton por metro quadrado), ou Pa (Pascal). Outras unidades importantes também são presentes, como bar, PSI, mmHg e atm.


1.1. Pressão Barométrica (ou Atmosférica)

        É a pressão que a gravidade exerce sobre um certo ponto. Sendo seu ponto de maior força, o nível do mar, e a partir deste ponto, ao passo que a altura aumenta, a pressão diminui.


1.1.1. Instrumentos Para Medição De Pressão Barométrica

        O instrumento usado para esta aferição é o Barômetro, que pode ser encontrado em duas formas, o aneróide e o de mercúrio.

        O barômetro surgiu após a verificação de Torricelli, que a pressão atmosférica afetaria o peso do mercúrio em um tubo de vidro aberto. Nesse instrumento o tamanho da coluna de mercúrio, multiplicada pela sua densidade e pela aceleração da gravidade, trará o valor da pressão naquele ponto. A altura da coluna e a Pressão são diretamente proporcionais.

        Diferente do barômetro de mercúrio, o aneróide tem uma precisão menor, apesar de ter uma acessibilidade melhor, por conta de sua portabilidade. Sua composição consiste em uma câmara de metal fracionário evacuado, com uma mola no seu interior para evitar o seu esmagamento. São frequentemente usados em barógrafos, nos quais gravam continuamente mudanças de pressão.

Sua calibração é feita quando a pressão do ar diminui de forma inversamente proporcional a altitude. Um exemplo desse modelo é o altímetro, utilizado na aviação, que nessa função, permite aos leitores saberem qual a altura momentânea.

2.1 Pressão Manométrica (Gauge)

É a diferença entre a pressão p e a pressão atmosférica p0. Pode ser representada pela expressão p = p0 + pgh. A pressão a uma dada profundidade depende da pressão atmosférica, mas não de alguma dimensão horizontal. Assim, a pressão na base de um dique depende da profundidade da água em determinado ponto, mas é independente de quantidade de água represada ou da profundidade em qualquer outro ponto.

2.2.1 Equipamentos Industriais Para Medição De Pressão Manométrica

Na indústria, dentre os diversos equipamentos usados para medir pressão podemos destacar dois deles: o manômetro e o transmissor de pressão. O manômetro é usado para leituras locais da pressão, possuindo normalmente uma conexão com o processo e um display (quando eletrônico) ou ponteiro (quando mecânico) para que se possa ler a pressão localmente.

Normalmente são dispositivos de baixo custo e são usados quando a pressão não precisa ser transmitida para um sistema de controle e não se precisa exatidão. Por exemplo, pressões estáticas, pressões de bomba, etc. Existem também modelos diferenciais, vacuômetrros, sanitários, etc.


2.2.2 Manômetro de Tubo Aberto

Geralmente, quando se calibra pneu automotivo ou quando se obtém a medida de pressão sanguínea, não convém saber a pressão absoluta, que é a pressão total (real). Em vez disto, o interessante é saber a chamada pressão manométrica (pm). Nos pneus inflados ou no sistema circulatório humano, a pressão (absoluta) é maior que a pressão atmosférica e, então, a pressão manométrica é uma quantidade positiva, às vezes chamada de sobrepressão.

Quando se suga um fluido por meio de um canudo a pressão absoluta nos pulmões é menor que a atmosférica. Nesse caso, a pressão manométrica é negativa.

Um manômetro de tubo aberto consiste em um tubo no formato de “U” contento um líquido, com uma das extremidades conectada ao recipiente de onde se quer medir a pressão, e a outra aberta à atmosfera. Pode se usar a equação p2 = p1 + pg.(y1 – y2), onde p2 é pressão no ponto final, p1 no ponto inicial e pg se configura na diferença de profundidade nos pontos y1 e y2.

Uma mudança na pressão aplicada em um fluido confinado é transmitida integralmente para todas as porções do fluido e para as paredes do recipiente que o contém. Essa mudança de pressão é independente da altura ou profundidade, o que consiste em valer para todos os pontos internos do líquido, segundo o princípio de Pascal.

Um corpo completa ou parcialmente imerso em um fluido receberá a ação de uma força para cima (empuxo), equivalente ao peso do fluido que o corpo desloca, conforme rege o princípio de Arquimedes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com