Responsabilidade Social na Engenharia de Produção
Por: Raíssa Azevedo • 6/6/2016 • Abstract • 549 Palavras (3 Páginas) • 551 Visualizações
Relatório
Nome: Raíssa Thábata de Azevedo
Matrícula: 4729
Tema do trabalho: Responsabilidade Social na Engenharia de Produção
Data da apresentação do trabalho: 09/05/2016
- Responsabilidade Social é quando a empresa de forma totalmente voluntaria adotam ações e posturas em prol do bem-estar do seu público interno e externo. Essa ação não é imposta pelo governo e nem é um incentivo externo como o incentivo fiscal pois ela vem da própria empresa. Temos três tipos de responsabilidade social que são:
- Responsabilidade Social Corporativa usada mais em grandes empresas que tem preocupação com o ambiente de negócios e seus funcionários.
- Responsabilidade Social Empresarial tem preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar de seus funcionários, e também tem a preocupação de diminuir os impactos negativos na sociedade, tanto social como ambiental.
- Responsabilidade Social Ambiental nada mais é que a preocupação da empresa com o meio ambiente, visando sempre diminuir os impactos negativos.
O Engenheiro de Produção está ligado no desenvolvimento de novos produtos e na qualidade e melhoramento da empresa, sendo aumentando lucros ou diminuindo os tempos gastos naquela produção. Podemos dizer que a empresa é responsável por tudo que faz, como faz e quem faz para ela.
Deve-se ter a conscientização desde pequeno quanto ao desenvolvimento sustentável, praticas simples como jogar um papel no chão pode ser causas danos a sociedade. O Engenheiro de Produção entra nesse meio quando necessita de sua capacidade de avaliar e decidir entre meios que não agridam tanto o meio ambiente, e se causando ele deve ter a capacidade de fazer um bem para compensar o mal causado ao meio ambiente. Um erro pode causar mal a uma sociedade inteira.
As empresas devem seguir leis sustentáveis para seguir no meio onde está. A ética empresarial está ligada ao Engenheiro de Produção não só com sua formação escolar mais com sua formação de moral desde pequeno. A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações adotadas pela empresa que tem foco na preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social do meio onde ela se reside. O Engenheiro de Produção tem como função cuidar para que a empresa não agrida o meio ambiente deixa a empresa com uma boa imagem.
No início da era industrial se ocorre grandes problemas ambientais, sociais e culturais. O empreendedorismo social é um método de ganhar dinheiro em cima desses problemas. Usando de atividades e meios sustentáveis para melhor tanto seu meio interno como externo. E também o governo brasileiro oferece grande incentivo fiscal.
Muita empresa tem projetos para a sociedade com projetos educacionais, projetos para saúde, projetos de leituras, construção de escolas para comunidades pobres, também pesquisas para diminuir problemas ambientais entre outras.
- Minha conclusão ao final do trabalho foi de que ainda a empresas que se preocupam tanto com o bem-estar dos seus funcionários, mais também com as comunidades aonde estão inseridas e o meio ambiente se utilizando de práticas sustentáveis para o bem de todos. O Engenheiro de Produção tem um grande papel para que isso aconteça sendo ele capaz de escolher métodos que não prejudicaram tanto o meio ambiente se prejudica ele ajuda a faz práticas boas que irá beneficiar a empresa, a comunidade e o meio ambiente.
- A apresentação do grupo mesmo sendo pequena foi bem direta e de bom entendimento, trazendo informações muito interessantes.
...