Resumo Artigo Star Gate
Por: jp.henrique • 26/4/2016 • Resenha • 789 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
Engenharia de Produção – UNIVALI
Aluna: João Paulo Henrique
Resumo: Stage-Gate – Uma ferramenta flexível para otimização do portfólio de de projetos.
Inovar é de suma importância para uma organização se manter competitiva no mercado atual, porém essa busca por inovação gera um custo que por vezes é expressivo e não é bem visto por gestores, ainda mais com o alto grau de incerteza que a inovação possui.
Deve-se prestar bastante atenção também na forma como é feita a inovação, nem sempre uma quantidade gigantesca de novos projetos, esperando assim que um seja aproveitado, é a melhor solução, a inovação deve ser estruturada, organizada e seguir critérios para que assim as organizações possam colher os frutos. Sendo assim uma série de quesitos para a alocação de recursos em um novo projeto deve ser observada, são eles:
Disciplina: Alocar recurso é um processo de tomada de decisão e para tal é necessária certa disciplina. Reuniões devem ser frequentes para ajudar a decidir qual o melhor projeto para se investir no momento da organização e também para decidir o ciclo de vida do novo projeto.
Transparência: É necessário transparência com as ideias inovadoras, não se pode desmotivar um funcionário por uma ideia que talvez não seja apropriada para o momento da empresa, deve-se se rejeitar uma ideia de forma transparente e objetiva de forma que o idealizador também compreenda que sua ideia não seja uma alternativa para o momento da organização.
Incremental: Projetos com um grau de incerteza muito elevado devem ser observados mais atentamente, e deve-se equilibrar o nível de investimento com o grau de incerteza do novo projeto, conforme o grau de incerteza for diminuindo o valor do investimento deve ser aumentado.
Flexibilidade: Decisões demandam tempo, que é um recurso cada vez mais valioso e agenda de gestores e operacional, porém para se ter inovação é necessário ter flexibilidade principalmente com horários de reuniões, para que o projeto caminhe e não padeça na letargia. Mas é necessário ressaltar que pequenas decisões, onde não há necessidade de todo o corpo de gestores da empresa podem ser tomadas por níveis hierárquicos mais baixos.
A ferramenta
A ferramenta Stage-Gate foi desenvolvida para padronizar e orientar o ciclo de vida do processo de criação e execução de um novo projeto, ele se dá através de estágios, chamados “stages e por pontos de avaliações, os “gates. Cada estágio é composto por estratégias e características bem definidas, logo após a conclusão de cada estágio é apresentado o resultado para avaliação nos gates, geralmente a ferramenta se inicia com estágios de desenvolvimento e planejamento e tem seu fim com a protótipos e lançamento do novo produto, processo ou serviço no mercado. A cada avaliação dos gates do projeto em questão, os resultados mostrados vão orientar os gestores se o projeto deve continuar para o próximo stage, se ele tem algum parte que deve ser refeita no atual stage, se ele vai ficar em segundo plano, pois verificado uma queda no mercado consumidor por exemplo, ou se ele deve ser abandonado de uma vês por todas. Existem diversos modelos de Stage-Gates, mas o mais comum é o que possui 6 estágios e 5 gates, como mostrado a seguir:
...