Resumo Ergonomia
Por: Léo Santana • 17/11/2016 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
I. Os objetivos da ergonomia são: Segurança, conforto e produtividade do trabalhador ( V )
II. Segundo Wisner, as etapas de contribuições da ergonomia são: Ergonomia de concepção,
Correção e conscientização ( V )
III. Para realizar seus objetivos, a ergonomia estuda os aspectos humanos no trabalho, sem necessariamente o ambiente em que esse trabalho é executado ( F )
IV. Na Administração cientifica, Taylon tinha como lema: “ O homem certo para o lugar certo” . Enquanto que na ergonomia o lema é: “ O lugar certo para o homem certo” ( V )
( V, V, F, V )
2º )
Estrabismo: Os olhos se movimentam e direções diferentes
Hipermetropia: A imagem se forma atrás da retina
Catarata: Deficiência da passagem na passagem da luz, através dos olhos
Astigmatismo: Não distingue ao mesmo tempo linhas horizontais e verticais
Miopia : Correção pelo o uso de lentes convergentes
( D ,E C, B, A )
3º Transformações de som pelo ouvido:
O ouvido do se humano tem 3 partes, sendo elas: externo, médio e interno. Os sons chegam no ouvido através das vibrações do ar, e são captados pelo ouvido interno, transformados em vibrações mecânicas no médio e por fim, em pressões hidráulicas pelo ouvido interno.
Princípios adotados na aplicação de dados antropométricos:
1º São projetos dimensionados para a média da população, ou seja, um percentil de 50%. Esse principio é aplicado principalmente para uso de produtos coletivo, como por exemplo: os bancos dos pontos de ônibus.
2º São dimensionados para um dos extremos da população, como por exemplo uma porta de saída de emergência. Se por uma acaso essa porta for projetada para a pessoa média, em um acidente, normalmente só 50% das pessoas conseguiriam sair do local.
3º Esse principio é aplicado para projetar os produtos para toda população, sendo que os produtos são produzidos em diversos tamanhos, no qual, um tamanho se adequa para uma determinada parcela da população, como por exempl: Camisas com tamanhos diferenciados. P, M. G.
4º Os projetos apresentam dimensões reguláveis para adaptar os usuários individuais, como por exemplo: Cadeira de operações, ou equipamentos de academia.
5º Projetos adaptáveis para um único individuo, exemplo: aparelhos ortopédicos.
...