Resumo do primeiro capitulo: Os gigantes da indústria.
Por: Cairo Augusto • 15/3/2017 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 811 Visualizações
Aluno: Cairo Augusto Viana Oliveira
Matricula: 100929608
Gestão de projetos e da produção ENG066
Resumo do primeiro capitulo: Os gigantes da indústria.
Em meio a uma grande turbulência e incerteza que pairava em todo estado americano, surgia ali uma geração de empreendedores que foram capazes de mudar todo o rumo da américa e transformar o que chamamos hoje de Estados Unidos da América, a maior potência mundial.
Vanderbilt, um jovem aguerrido, acostumado a brigar literalmente, por tudo que queria conquistar, demonstrava desde cedo o traço competitivo e a dureza.
Começou comprando um ferry antigo e investindo em transporte de cargas através da navegação, sua visão o fez pensar além e desenvolver um serviço de transporte com uma qualidade maior, montando uma estrutura para facilitar e otimizar o trabalho, sempre visando ganhar tempo. Logo construiu o maior império de navegação do mundo.
Com o surgimento das estradas de ferro, Vanderbilt viu uma oportunidade de alavancar esse serviço por conta da rapidez do transporte, facilidade e baixo custo, vendeu tudo que tinha e assim investiu nas estradas de ferro. Com uma visão diferenciada e uma maneira agressiva de se comportar no mercado, ele conseguiu dominar o cenário das ferrovias e se tornou um homem mais poderoso do que já era, usava táticas agressivas, como o bloqueio da ponte Albani que é a passagem para o maior porto do país, deixando milhões de kg de cargas sem ser distribuídas pelo país, dessa forma outras empresas perdiam credibilidade e as ações consequentemente caíam, sendo todas compradas pelo Vanderbilt. Assim ele reinava como grande líder desse setor e demonstrava cada vez mais o seu poder no país.
Com o passar do tempo, e com a experiência de ter sofrido algumas derrotas na vida, como a morte do seu principal filho, aquele escolhido parar gerir todos os negócios da família e um inesquecível golpe sofrido por uma dupla de aproveitadores já na fase das ferrovias, Vanderbilt mais uma vez foi visionário e pensou à frente, resolveu investir em transporte de cargas de petróleo, buscando assim uma parceria com um jovem empreendedor que estava tentando achar um rumo no mercado, Rockefeller. Um jovem trabalhador, moldado com a persistência do sonho americano, estava sempre colocando ideias em prática e se arriscando no empreendedorismo, até que resolveu construir uma refinaria para extração de petróleo, assim ele trabalharia com riscos menores, passando por diversas turbulências na vida, Rockefeller viu nessa reunião com o poderoso empresário a oportunidade de mudar sua vida.
...