SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMAM
Por: Isadora Oliveira • 19/11/2019 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MARIA MILZA
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
ISADORA C. SOARES DE OLIVEIRA
RESENHA
16º SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMAM (SEP)
GOVERNADOR MANGABEIRA-BA
2019
ISADORA C. SOARES DE OLIVEIRA
RESENHA
16º SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMAM (SEP)
Resenha apresenta ao curso de Engenharia Civil da Faculdade Maria Milza, e solicitada para uma pontuação extra, como requisito avaliativo.
GOVERNADOR MANGABEIRA – BA
2019
Recentemente, ocorreu a 16º Seminário Estudantil De Pesquisa Extensão Da Famam (SEP), na instituição de ensino denominada Faculdade Maria Milza -FAMAM, o evento foi composto por palestras e minicursos e outros atrativos. O minicurso “ENGENHARIA DIAGNÓSTICA: VISTORIAS E INSPEÇÕES PREDIAIS”, teve como ministrante Prof. Thais Rocha, que tem a função profissional Engenheira, Especialista em engenharia Diagnóstica e Pós-Graduanda em Estruturas de Concreto Armado e Fundações.
O minicurso deu ênfase a vários pontos, descrevendo o que é a engenharia diagnostica sendo, a arte de criar ações proativas, através dos diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando o aprimoramento da qualidade total ou a apuração de responsabilidade de manifestação patológica predial. Definindo também a engenharia diagnostica aplicada como são as investigações cientificas das patologias prediais, através de metodologias que possibilitem obter dados técnicos para a caracterização, análise, atestamento, apuração da causa, prognóstico e prescrição do reparo da manifestação patológica predial em estudo.
O diagnostico nas construções ensina a identificar as chamadas doenças da construção civil (patologias), que acontecem através dos defeitos das construções civis, modificando o seu sistema ou subsistema, e alterando o seu desempenho. Há as origens das manifestações que são 4 tipos: Congênita – Fase de Projeto; Construtivas - Fase de Execução; Adquiridas - Agressividade do meio; Acidentais - Fenômenos Atípicos.
No decorrer do minicurso, foi dito sobre a Norma De Inspeção Predial Nacional, onde consta as anomalias e falhas constituem não conformidades que impactam na perda precoce de desempenho real ou futuro dos elementos e sistemas construtivos, e redução de sua vida útil projetada. Sendo que esta norma contem segurança; funcionalidade; operacionalidade; saúde de usuários; conforto térmico, acústico e lumínico; acessibilidade, durabilidade e vida útil. As anomalias têm as seguintes classificações: Endógenas: Originária da própria edificação (projeto, materiais e execução); Exógena: Originária de fatores externos a edificação, provocados por terceiros; Natural: Decorrente de fenômenos da natureza; Funcional: Oriunda da degradação de sistemas construtivos pelo envelhecimento natural e, consequente, término da vida útil.
...