SEP - Linas de distriuição
Por: bethaniadiniz • 8/3/2018 • Ensaio • 302 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
1 – CONSIDERANDO-SE UMA LINHA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, EXPLIQUE OS ASPECTOS ELETROMAGNÉTICOS ENVOLVIDOS. REPRESENTE SEU CIRCUITO EQUIVALENTE:
Linhas de transmissão são sistemas responsáveis por transmitir energia elétrica de uma usina geradora aos centros de carga. Nesse sistema, devido a sua estrutura física, surgem alguns fenômenos eletromagnéticos, tais como:
Campo Elétrico: Sempre que em um condutor existir uma interação entre cargas elétricas, neste existirá um campo elétrico.
Campo Magnético: Sempre que em um condutor existir uma diferença de potencial e uma variação de corrente elétrica, cria-se, em torno deste condutor, um campo magnético.
Efeito indutivo: A interação entre os campos magnéticos de cada condutor de uma linha de transmissão, cria no sistema um efeito indutivo.
Efeito capacitivo: Como a linha de transmissão e a terra criam, entre si, uma diferença de potencial e estão separadas por um dielétrico (ar), surge um efeito capacitivo no sistema.
Circuito Equivalente:
[pic 1]
2 – CONSIDERANDO UM TRANSFORMADOR DE POTÊNCIA ELÉTRICA, DESCREVA SEU CIRCUITO ELÉTRICO EQUIVALENTE:
Um transformador é um dispositivo destinado a transformar tensões, correntes e impedâncias. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios da Leis de Faraday.
O transformador possui um papel muito importante no sistema elétrico de potência. Ele possibilita que a energia gerada e a transmissão desta energia, sejam realizadas em tensões mais adequadas, permitindo grande economia no sistema, além de permitir que dispositivos sejam atendidos individualmente nas tensões corretas.
O circuito equivalente, ou circuito T, é largamente utilizado e representa bem o comportamento do transformador:
[pic 2]
R1 = resistência de dispersão do enrolamento primário
X1 = reatância de dispersão do enrolamento primário
R2 = resistência de dispersão do enrolamento secundário, referido ao primário
X2 = reatância de dispersão do enrolamento secundário, referido ao primário
Rfe = resistência de perdas no núcleo
Xµ = reatância de magnetização
I0 = corrente de excitação
IFe = corrente de histerese e focault
Iµ = corrente de magnetização
...