TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salario E Motivaçao

Monografias: Salario E Motivaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Considerando as teorias motivacionais modernas encontramos duas que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a Hierarquia das Necessidades “de A. Maslow, e os” Fatores Motivadores e Higiênicos “ de F. Herzberg. Associando a teoria de Maslow à questão de salário, como fator de motivação, observamos que indiretamente o salário contribui para a satisfação das necessidades (fisiológicas, segurança, social, autoestima e auto realização).

Salário e Motivação

O salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário. Associado ao plano de carreiras, se bem administrado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa, ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado estando estritamente ligado a esses.

Através da teoria de Herzberg, poderemos compreender melhor que o papel do salário que está intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. Ele divide os fatores higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa e os motivadores estão relacionados ao cargo ocupado pelo empregado, e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progressos profissionais, que levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.

Podemos dizer que o salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente, mas sim em conjunto com outros fatores considerados motivacionais.

• Afinal Salário é Fator Motivador?

Motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional. Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: insegurança, má vontade, pessimismo, não colaboração, etc.

Maslow e a Hierarquia das necessidades

A hierarquia de necessidades de Maslow sugere que as cinco necessidades básicas do ser humano estão organizadas em níveis de importância que as dividem em dois tipos:

Primarias - instintivas e vinculadas existência física da pessoa, comum aos animais, como as necessidades fisiológicas e de segurança.

Secundárias - típicas do ser humano e decorrentes de seu processo de aprendizagem e socialização, como as necessidades sociais, de estima e de auto-realização.As necessidades são:

*Fisiológicas

*segurança

*sociais

* estima

* auto-realização

Teoria dos dois Fatores de Herzberg

Frederick Herzberg, psicólogo norte-americano nascido em 1923,

realizou uma pesquisa no final dos anos 50 na qual fez perguntas a 203

engenheiros e contadores de Pittsburg sobre satisfação e insatisfação no

emprego. As perguntas eram do tipo:

. “Você pode descrever, detalhadamente, o que sente quando

está excepcionalmente bem no trabalho?”

“O que sente quando está excepcionalmente mal no

trabalho?”

FATORES Higiênicos FATORES Motivacionais

Extrínsecos: Quando ausentes geram Intrínsecos: quando presentes

forte insatisfação, mas quando estão geram fortes motivação,mas quando

presentes não geram grande motivação. ausentes não geram insatisfação.

Salário Realização

Segurança no trabalho Reconhecimento

Status Responsabilidade

Métodos empresariais Progresso

Qualidade da supervisão O próprio trabalho

Relações interpessoais Possibilidade de crescimento

Assim a teoria dos dois fatores afirma que:

A satisfação no cargo é função dos fatores motivadores, intrínsecos

ao próprio trabalho; e a insatisfação no cargo é função dos fatores extrínsecos, que formam o contexto no qual o trabalho é realizado.

Teoria de David McClelland

A teoria das necessidades, de McClelland, foi desenvolvida por David McClelland e sua equipe. Ela enfoca três necessidades: realização, poder e associação. Elas são definidas da seguinte maneira:

1. Necessidade de realização: busca da excelência, de se realizar em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso.

2. Necessidade de poder: necessidade de fazer com que os outros se comportem de um modo que não fariam naturalmente.

3. Necessidade de associação: desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.

CONTAX

A empresa entrevistada foi a CONTAX localizada na Rua da Alegria, número 82, no Brás em São Paulo. CEP: 03043-010 – CNPJ- 02.757.614/0040-54.

É uma empresa de Contact Center que surgiu no final de 2000 no qual tem insistido em tecnologia e qualificação de atendimento, e mais do que uma prestadora de serviços de Contact Center, a Contax atua como consultora de seus clientes para identificar a melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com