TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho e construção civil

Por:   •  14/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4

  1. PROBLEMA .......................................................................................................... 4

  1. OBJETIVOS .......................................................................................................... 5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO ..................................................................... 5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS .............................................. 5

3 JUSTIFICATIVA ...................................................................................................... 6

4 REFERENCIAL TEÓRICO ...................................................................................... 7

4.1 CONSTRUÇÃO CIVIL X SEGURANÇA DO TRABALHO .................................... 7

5 METODOLOGIA ................................................................................................... 10

6 CRONOGRAMA .................................................................................................... 11

7 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 12

1 INTRODUÇÃO

Foi a partir da força de trabalho que o ser humano começou a ter uma evolução na sua vida e forma de viver, criando meios e ferramentas para conseguir atender as suas necessidades. Neste período inicial da civilização, período de criações e descobertas, o trabalhador estava sempre muito exposto a todo tipo de risco e perigo, pois quase nada era pensado para a sua segurança.

Com a chegada da revolução industrial na Inglaterra, veio junto a máquina de vapor. Tal máquina era utilizada nas fábricas e estas eram montadas para funcionar em qualquer local. Não havia cuidado com a higiene, planos para prevenir possíveis acidentes e os trabalhadores trabalhavam muitas horas por dia, passando a maior parte do dia realizando atividades sem qualquer descanso. Somente muitas décadas depois a saúde dos indivíduos passaram a ser observadas e cuidadas de alguma forma, ainda assim, isto só ocorreu devido ao alto número de profissionais doentes, lesados ou debilitados que começaram a surgir, e isto ocorria pela falta de cuidado em várias vertentes por parte das empresas que só visavam lucro e nada mais, tratando seres humanos como simples números.

No Brasil, a revolução industrial teve início na década de 30, surgindo então no país novas formas e meios de trabalho.

Pode-se citar como principais características de um canteiro de obras a agitação, a quantidade de equipes variadas trabalhando no mesmo lugar, porém executando trabalhos diferentes e alta rotatividade. Tais características tendem a aumentar os riscos neste espaço.

Quando o risco se concretiza como um acidente, consequentemente traz consigo prejuízos significativos para empresa, não somente financeiro, mas também jurídico. Perda de mão de obra, atrasos, diminuição de produtividade, entre outros. Por este motivo, é de suma importância que a segurança do trabalho seja compreendida e respeitada em todos os âmbitos.

  1. O PROBLEMA

Qual o papel da segurança do trabalho na construção civil?

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender a importância e papel da Segurança do Trabalho na área de construção civil.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

Analisar os procedimentos e ações que visam a segurança dos trabalhadores;

Identificar os equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva; e

Observar o funcionamento dos equipamentos de proteção na área de construção civil.

  1. JUSTIFICATIVA

Por muitos anos o trabalhador foi visto apenas como número, fazendo com que o empregador não tivesse o mínimo de cuidado com a sua física e mental. Tal falta de cuidado já ocasionou diversos acidentes, muitos deles levando a vítima até mesmo à morte.

A área de construção chegou a ocupar os primeiros lugares no ranking sobre acidentes e mortes no local de trabalho no Brasil.

Por este motivo, para não repetir o erro de décadas onde a segurança não era colocada como prioridade, é que há a necessidade de analisar, identificar e mostrar a importância de implantar medidas de segurança nas tarefas executadas, para que o número de acidentes de trabalho diminua significativamente. Preservar a vida de todos os profissionais deve ser o principal objetivo.  

4 REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 CONSTRUÇÃO CIVIL X ACIDENTES DE TRABALHO

De acordo com Rodrigues (2013), a área de construção civil é a que mais acontece acidentes de trabalho, onde muitos acabam por resultar em mortes ou trágicas sequelas. Tendo um trabalhador da área de construção civil, no Brasil, três vezes mais chances de vir a falecer nestes acidentes do que os trabalhadores da área civil de qualquer outro país desenvolvido mundialmente falando.

O autor traz ainda dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho, onde informa exatamente o número de vítimas anuais.

Brasil: 26.424 acidentes na Construção Civil. Incluindo desde as lesões mais leves até as lesões mais graves, além de incapacidades permanentes e mortes.

Chile: 26 mortes por ano.

China: 1.500 mortes por ano.

Estados Unidos: 200 mortes por ano.

União Europeia: 1.300 mortes por ano.

Cabe ressaltar que, todos estes acidentes acabam por impactar na economia do país, tendo em vista que as vítimas têm direito a receber valores referentes a reabilitação, pensão e indenização. (RODRIGUES, 2013)

O Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking no quesito acidentes na construção civil devido ao fato de haver total descumprimento das normas regulamentadoras, além de não haver medidas de segurança. Quando se toca nesse assunto, muitos trabalhadores afirmam nunca terem ouvido falar ou nunca terem tido contato com treinamentos sobre isso, muitas vezes por negligência do contratante, mas também por desinteresse e decisão pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com