Segurança Publica
Trabalho Escolar: Segurança Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrepereira • 15/9/2013 • 1.748 Palavras (7 Páginas) • 1.137 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
DGGP – Tecnologia em Gestão Pública
André Aparecido Pereira de Paula
RA 1120811
"Insegurança Pública"
BARRETOS
2º Semestre/2013
Insegurança Pública
Projeto de trabalho de portfólio apresentado à disciplina Trabalho da Disciplina: Administração.
Tutor: Prof. Dr. João Luiz de Souza Limade.
BARRETOS
2ºSemestre/2013
INTRODUÇÃO
O que é Insegurança Pública?
Sou policial militar há 14 anos na corporação militar.
É muito difícil nos dias de hoje em se falar de segurança pública uma vez que a violência é um dos temas que mais afligem o brasileiro. É fácil entender por que: o país registra estatísticas de homicídios comparáveis a nações em guerra, a violência se espalha entre jovens e pelo interior do território.
“Difundiu-se entre nós a idéia de que a violência é um fenômeno quase natural, o que é um erro. Ela é um fenômeno determinado por fatores específicos que podem ser removidos”, diz o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.
O governo federal mantém certa distância do tema segurança pública no Brasil, uma vez que, por determinação constitucional, o controle das polícias militar e civil fica a cargo dos estados.
Não só em minha opinião mais como de varias outras pessoas a precariedade de sistemas de seleção, formação, supervisão, disciplina, corregedoria ativa, controle externo e baixos salários têm incrementado excessivamente a vulnerabilidade das polícias não só à violência como à corrupção.
1 Explique, usando o enfoque sistêmico as principais variáveis que produzem a violência na sociedade brasileira.
Como já havia dito no comentário acima a precariedade de sistemas de seleção, formação, supervisão, disciplina, corregedoria ativa, controle externo e baixos salários têm incrementado excessivamente a vulnerabilidade das polícias não só à violência como à corrupção. Mas das principais variáveis, esta na má formação dos policiais que usam de violência com a sociedade, na maioria das vezes, por problemas pessoais, por exemplo: querer ser mais do que a outra corporação, o que acaba nos trazendo mais, falta de segurança, vinda dos próprios policiais que seria para nos proteger, mas acabam gerando, mas violência com a rivalidade entre si.
2 Explique, usando o enfoque sistêmico, a violência da polícia em relação à população.
A violência da polícia está ligada a falta de investimentos na formação dos Policiais. Em um país em que a sociedade clama por uma segurança pública mais eficaz e mais presente, nota-se que o organismo estatal sente-se impotente e incapaz para debelar sozinha a crescente onda de violência que assola todos os lugares.
A polícia como figura principal encarregada de manter a ordem publica para a conseqüente prestação da paz social precisa da conscientização e cooperação de toda a sociedade para alcançar os seus objetivos, entretanto, é fato presente que o povo, na sua maioria, ainda tem a polícia como se fosse então esta instituição a única responsável pelo assolamento da violência no país, a principal responsável pelo recrudescimento da criminalidade, como se fosse então os policiais seres Onipotentes e Onipresentes para estarem em todos os lugares a todo o momento a fim de evitar ou descobrir crimes como num passe de mágica.
3 Em sua opinião, quais são as desvantagens de haver duas corporações, na mesma base geográfica, responsáveis pela segurança pública? Há alguma vantagem?
Quase não vejo desvantagens em termos duas corporações, se cada uma fizesse a sua parte direitinha teríamos uma policia e tanto em nosso estado, onde a Constituição de 1988 designou a Polícia Militar para as atividades de patrulhamento e a Polícia Civil para a investigação, mas todos nos sabemos que não é bem assim. As vantagens de uma polícia exclusivamente civil são muitas e, se somadas, a unificação das polícias ostensivas e investigativas em uma única corporação de ciclo completo só traz benefícios para os policiais, em termos de uma carreira mais atrativa, e aos cidadãos, com um policiamento único e mais funcional.
4 Há alguma vantagem na existência de uma corporação militar cuidando da segurança pública? Quais são as desvantagens?
Primeiramente algo que funciona, e muito, na PM é o RDPM (Regime Disciplinar Policial Militar), que é um regimento próprio voltado para os militares.
Acredito que a população deve procurar conhecer mais as entidades, tanto Polícia Militar como Polícia Civil.
As diferenciações começam pelo treinamento de cada tipo de policial. O policial militar de patente mais baixa tem que fazer academia durante 12 meses, em regime de internato, com um currículo de 67 matérias, sendo que a média de aprovação é 7,0; e ainda, entre as matérias específicas da profissão têm-se: sociologia, direito penal, direito processual penal, direito
...