Sistema Informática Aplicada
Por: Dong • 27/4/2016 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
3 Materiais e Métodos
3.1 Materiais
Materiais utilizados no experimento:
- Cloreto de estrôncio: SrCl2(s);
- Cloreto de sódio: NaCl(s);
- Cloreto de cálcio: CaCl2(s);
- Cloreto de bário: BaCl2(s);
- Cloreto de potássio: KCl(s);
- Bicarbonato de sódio: NaHCO3(s);
- Solução de HCl 2,0 mol/L;
- Amostra desconhecida;
- Vidro de relógio;
- Tubos de ensaios;
- Espátula;
- Bico de Bunsen;
- Cabo de Kolle com fio de platina;
- Béquer;
- Pisseta;
- Esponja de Aço;
- Isqueiro;
- Gás Butano;
- Misturador de controle para entrada e saída de gás;
- Mangueira (PVC) para passagem de gás;
- GN de plástico para disposição dos materiais;
- Suporte para tubos de ensaio;
- Papel Toalha (interfolha);
3.2 Métodos
A princípio, testou-se o gás e a chama para evitar vazamentos e perigos com combustões. Confirmou se a chama estava com uma coloração azulada para que não interferisse no teste, pois a cor azul indica a não presença de metais. Posteriormente, colocou-se com a espátula as amostras em seus respectivos vidros de relógio, sendo uma das amostras desconhecida, donde com o teste, fora revelada sua composição. Separou-se dois tubos de ensaio e colocou-se em cada um deles um pouco de solução de Ácido Clorídrico(HCL) 2,0mol/L, um para limpeza do fio de platina do cabo de Kolle e o outro, para umedecer o fio e facilitar a aderência das amostras.
Iniciou-se o teste com a limpeza do fio de platina na solução de HCL, colocou-se o fio na chama para verificar sua limpidez, e confirmou sua coloração laranja na chama que é particular do mesmo. Diversas vezes cristalizou-se os sais no fio por perdurar muito tempo na chama, nestes casos, utilizou-se a esponja de aço junto da solução de HCL para a remoção e limpeza mais apurada.
Umedeceu-se o fio de platina com a solução de HCl, aderiu-se uma pequena quantidade de cloreto de estrôncio (SrCl2), levou-o à chama, obteve-se uma cor vermelha na mesma, e limpou-se o fio de platina para o próximo teste.
Umedeceu-se o fio de platina com a solução de HCl, aderiu-se uma pequena quantidade de cloreto de cálcio (CaCl2), levou-o à chama, obteve-se uma cor vermelha com tons de amarelo (próxima ao laranja) na mesma , e limpou-se o fio de platina para o próximo teste.
Umedeceu-se o fio de platina com a solução de HCl, aderiu-se uma pequena quantidade de cloreto de bário (BaCl2) levou-o à chama, obteve-se uma cor verde na mesma onde ao longo do tempo ficou amarelo, e limpou-se o fio de platina para o próximo teste.
Umedeceu-se o fio de platina com a solução de HCl, aderiu-se uma pequena quantidade de cloreto de Potássio (KCI) levou-o à chama, obteve-se uma cor violeta na mesma, e limpou-se o fio de platina para o próximo teste.
Umedeceu-se o fio de platina com a solução de HCl, aderiu-se uma pequena quantidade de Cloreto de Sódio (NaCl) levou-o à chama, obteve-se uma cor amarela na mesma, e limpou-se o fio de platina para o próximo teste.
Umedeceu-se o fio de platina com a solução de HCl, aderiu-se uma pequena quantidade de bicarbonato de Sódio (NaHCO3) levou-o à chama, obteve-se uma cor amarela com tons de laranja na mesma , e limpou-se o fio de platina para o próximo teste.
...