Solo grampeado
Por: marigsc • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 559 Palavras (3 Páginas) • 657 Visualizações
[pic 2]
ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Mecânica dos Solos
5º Semestre
ESTUDO DE CASO: EXECUÇÃO DE SOLO GRAMPEADO
Grupo
Carolina Kelm Ferdinando – 20333729 – Vila Olímpia - Matutino
Fernando Kan Golcman – 20355111 – Vila Olímpia - Matutino
Iuri Ramos Santos – 20303479 – Vila Olímpia – Matutino
Larissa Vieira – 20383239 – Vila Olímpia - Matutino
Luiz Gustavo Lima Rosa – 20335431 – Vila Olímpia - Matutino
Thais Meneguello de Aguiar – 20252624 – Vila Olímpia - Matutino
São Paulo
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. MATERIAIS E MÉTODOS
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5. CONCLUSÕES
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Solo Grampeado
Solo grampeado, do inglês soil nailing, teve sua origem na execução de suportes de galerias e tuneis escavados pelo método, denominado NATM (New Austrian Tunneling Method). Após a escavação, o maciço é contido com uma camada de tela metálica, concreto projetado e são instalados grampos curtos radiais, através de perfuração ou percussão, seguido da injeção de nata de cimento. Após sua aplicação em rocha, foram feitas pesquisas da aplicação técnica em rochas mais fraturadas, e finalmente em solo, recebendo assim o nome de solo grampeado. (ABRAMENTO ET AL. 1998)
A técnica de solo grampeado é bastante recente, ela aparece para contenção de talude em obras que necessitam de corte no terreno e maior estabilidade. A técnica que surgiu na década de 80 veio substituir outras formas de contenção como por exemplo o solo ensacado, que consiste em sacos de solo retirado do próprio local, ou cimento, empilhados desde a base do talude. Essa prática, apesar de muito utilizada, se torna ineficiente quanto a sua segurança, já que a sua eficiência só é aumentada se for seguido de chumbadores, telas e concreto - projetado.
O solo grampeado se destaca entre as técnicas de contenção por ser objetiva e dinâmica, trazendo vantagens a obra como o baixo custo, facilidade de execução em qualquer terreno, redução no tempo da obra e impactos ambientais minimizados, além de ser uma prática limpa, tendo em vista que a remoção de solo é feita durante a própria escavação.
- OBJETIVO
O estudo de caso tem por objetivo analisar e explicar detalhes de execução do solo grampeado. Tendo por base, o artigo “ALGUNS DETALHES DE EXECUÇÃO DO SOLO GRAMPEADO” da revista Fundações, e Obras Geotécnicas (ano 4, nº39).
...