Solo grampeado
Por: splinknott • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 954 Visualizações
Introdução
Não há como se construir sem antes garantir que o solo do local onde será iniciada a obra esteja estável. Dentre as formas de garantia de estabilidade de taludes e escavações que precisam de contenção, o solo grampeado surgiu como uma alternativa de menor custo, menos agressiva ao meio ambiente e que pode ser realizada em locais de difícil acesso.
Nesse trabalho iremos discorrer sobre a técnica do solo grampeado, demonstrando suas virtudes e desvantagens, bem como um passo a passo de como deve ser executado.
Conceito
Solo grampeado é uma técnica que consiste no melhoramento do solo, obtido através inclusão de elementos que resistem a flexão composta.
Existem diversos tipos de grampos que podem ser utilizados, como exemplo temos: Barras de aço, barras sintéticas de seção cilíndrica ou retangular, micro estacas e em casos especiais estacas.
Os grampos são instalados de tal maneira, que tem o objetivo de introduzir esforços que sejam resistentes a tração e ao cisalhamento.
No caso das fotos da obra que tiramos como base, os chumbadores foram barras de aço de 20mm de diâmetro. Como pode ser visto abaixo:
Aplicação
O solo grampeado é indicado para estabilização de taludes íngremes, sendo tanto em terrenos naturais como para trechos que foram escavados ou rompidos e que necessitam de imediata estabilização
Esse tipo de contenção, pode ser empregado em residências, empresas, industrias ou obras públicas, por se tratar de uma estabilização eficiente e de baixo custo.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da utilização do Solo Grampeado são:
- Baixo custo, comparando com as contenções tradicionais.
- Podem ser executadas em locais de difícil acesso.
- Ganho de área, já que é possível trabalhar com cortes de 90º do talude.
- Redução do impacto ambiental comparado com outras técnicas.
- Menor distúrbios na vizinhança devido ao menor ruído.
Já desvantagens da utilização do Solo Grampeado são:
- Não é possível a execução abaixo do nível de água.
- Vida útil dos grampos metálicos em ambientes agressivos ou sujeitos a fluência.
- Não pode ser executado em argila mole.
- Não é indicado em solos com alta permeabilidade devido a dificuldade de aplicação do concreto projetado.
...