Subsistema
Por: Johnny220 • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 314 Visualizações
SUBSISTEMA:
1. Serviços iniciais
NOME DO SERVIÇO:
1.1- Fundação Radier
DESCRIÇÃO: Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO: Será Placa única com armadura em tela soldada pré-fabricada e concreto traço 1:2:3 de cimento areia grossa e brita nº 2, deve-se cavar um buraco no solo, nas dimensões descritos no projeto, colocar a armação para concretagem da peça, neste caso as paredes partiram sempre de cima das peças.
RECOMENDAÇÕES: Deverão ser tomadas medidas adequadas para proteção contra danos aos operários e observadas as prescrições das Normas NR 18 - Condições de Trabalho na Indústria da Construção (MTb), Uso de mão-de-obra habilitada. Uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual (EPI)Capacete e óculos.
UNIDADE DE MEDIÇÃO: Para fins de recebimento, a unidade de medição é o metro quadrado.
NOME DO SERVIÇO:
1.2- Vedação Vertical
DESCRIÇÃO: A vedação vertical pode ser entendida como sendo um subsistema do edifício constituído por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação de agentes indesejáveis, como animais, ventos, chuva, poeira e ruído.
PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO: Será feita com Elevação com tijolos cerâmicos de 8 furos e argamassa 1:1:4 de cimento, cal e areia, a marcação consiste na locação da primeira fiada da alvenaria. Esta operação vai garantir o correto alinhamento da parede e refletir-se-á na qualidade da elevação da alvenaria.
RECOMENDAÇÕES: Deverão ser tomadas medidas adequadas para proteção contra danos aos operários e observadas as prescrições das Normas NR 18 - Condições de Trabalho na Indústria da Construção (MTb), Uso de mão-de-obra habilitada. Uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual (EPI) neste caso capacete e sinto de segurança para alturas de 2m a cima.
UNIDADE DE MEDIÇÃO: Para fins de recebimento, a unidade de medição é o metro.
NOME DO SERVIÇO:
1.3- Revestimento
DESCRIÇÃO: Será feito um revestimento cerâmico nas Paredes internas do banheiro com cerâmica até 1,80m de altura.
PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO: Será usado um cerâmica ou azulejo para o revestimento com o uso de argamassa, é colocado peça a peça nas paredes e no chão do banheiro, logo depois usa-se rejunte para fechar as brechas entre uma peça e outra.
RECOMENDAÇÕES: Deverão ser tomadas medidas adequadas para proteção contra danos aos operários e observadas as prescrições das Normas NR 18 - Condições de Trabalho na Indústria da Construção (MTb), Uso de mão-de-obra habilitada. Uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual (EPI)
UNIDADE DE MEDIÇÃO: Para fins de recebimento, a unidade de medição é o metro quadrado.
NOME DO SERVIÇO:
1.4- Cobertura
DESCRIÇÃO: Estrutura de madeira e Telha de fibrocimento
PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO: Inicialmente toda madeira deverá ser serrada nas dimensões conforme projeto e imunizada com solução imunizante. Deverão ser definidos as cotas e os caimentos do telhado, bem como a localização de calhas e rufos, de acordo com o projeto.
A montagem da estrutura de madeira deverá ser iniciada do ponto mais baixo para o ponto mais alto do telhado, montando-se o primeiro e o último pontalete, respectivamente.
A montagem do madeiramento deverá prosseguir como previsto em projeto, levando-se em conta seus caimentos e o tipo de telha a ser utilizado.
A estrutura de madeira deverá ser travada e amarrada à laje.
RECOMENDAÇÕES: Em telhados muito inclinados, utilize equipamentos de amarração ou fixação adequados à situação. Use todos os EPI’s obrigatórios para trabalho em altura. Evite trabalhar em telhados molhados. Só trabalhe com a superfície seca. Utilize solados de borracha que proporcionam melhor aderência, de preferência botas de segurança. Tome cuidado com aberturas como claraboias e vãos livres. Fixe temporariamente algumas peças de madeira na base do telhado como ancoragem para as mãos. Retire-as após a conclusão do telhado. Constantemente, inspecione o telhado e retire ferramentas, fios e outros objetos esquecidos.
UNIDADES DE MEDIÇÃO: Os pregos obedecem as normas EB-73 e PB-58/ ABNT. A designação dos pregos com cabeça será por dois nº s. a x b. A = refere ao diâmetro, é o nº do prego na Fiera Paris ex: 15 = 2,4 mm 18 = 3,4 mm B = representa o comprimento medido em "linhas" - 2,3 mm, unidade correspondente a 1/12 da polegada antiga.
NOME DE SERVIÇO:
1.5- esquadrias de madeira
DESCRIÇÃO: esquadrias de madeira
PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO: Os contramarco são entregues em feixes, desmontados; também existem os de madeira, pré-moldados, pré-fabricados. Armazenar protegidos de chuva, A água pode danificar a etiqueta de identificação das peças e dificultar a montagem. Apoiar os contramarco sobre pedaços de madeira para evitar contato com o piso. A instalação das esquadrias é um dos serviços terceirizados nos canteiros de obra. Chumba mento ou fixação do batente de madeira na alvenaria com pregos ou grampas presos na massa.
...