TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES ÉTICA E CIDADANIA
Por: david barbosa dos santos • 3/9/2015 • Relatório de pesquisa • 523 Palavras (3 Páginas) • 1.111 Visualizações
[pic 1]
DAVID BARBOSA DOS SANTOS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ÉTICA E CIDADANIA
Franco da Rocha - SP
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como propósito expor ideias sobre ética profissional na área de projetos de construção civil. Criado para estabelecer as normas de postura e comportamento na atividade da construção. O objetivo da ética é definir os direitos e deveres dos construtores e regulamentar o exercício ético da atividade construtiva. Entretanto uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização e aperfeiçoamento constante, e uma postura ética é de suma importância no ambiente coorporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores e demais colegas e colaboradores.
ÉTICA PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A ética formaliza a harmonia na vida comutaria, respeitando seus direitos de construir. Inicialmente é importante comentar situações em que conceitos éticos e morais foram deixados à margem da profissão, voltados unicamente para os interesses próprios. Valores essenciais ao convívio social, que tão pouco são usados em sociedade.
A ganância alcançou um patamar onde princípios fundamentais não são mais respeitados, além disso, o objetivo de promover o bem-estar das pessoas e do coletivo é tratado com arbitrariedade, assim também, obras são entregue com atraso e sem qualquer explicação.
Acredito que não falte mão de obra, e sim ética e planejamento. As construtoras visão tanto o lucro, que acabam deixando os direitos e deveres à mercê da negligência, expondo funcionários a falta de condições de trabalho, salário e estímulos não compatíveis com a produtividade. Deixando a realidade da profissão diante das situações de desrespeito, envolvimento em escândalos, manchando a imagem e a reputação da profissão.
Portanto, é preciso determinar com particularidade as obrigações legais impostas em contrato, suas propriedades e sanção imposta ao profissional. Tendo como base o Código de Ética Profissional da Construção Civil, que apresenta inúmeras circunstâncias pelas quais muitos profissionais já se encontraram ou ainda virão a passar no exercício das profissões e que coopera sem dúvida para uma atuação ética e responsável.
CONCLUSÃO
Por fim, concluindo que a ética deveria estar em todo espaço e lugares, deveria ser o norte, a bússola, de todos os profissionais envolvido na construção civil, porque só então nós estaríamos construindo um mundo melhor, com qualidade de vida para o ser humano. Com todas essas diretrizes que tornam nossa profissão e o profissional mais respeitado tendo como base um único sentimento universal a da ética. A ética é o melhor caminho para se construir uma relação positiva e uma imagem de qualidade. E conhecer esse caminho importante para nossa profissão ser sempre respeitada por todos os cidadãos, a final todo nossos projetos visam sempre um bem maior, o ser humano.
...