TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Por: anawd • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.204 Palavras (13 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - MODULO GESTÃO DA QUALIDADE
ANA CLAUDIA DE SOUSA –272612015
GABRIEL DOS SANTOS ANTIQUERA –257022010
PÁMELA FERREIRA DA SILVA –270812015
TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
ANA CLAUDIA DE SOUSA
GABRIEL DOS SANTOS ANTIQUERA
PÁMELA FERREIRA DA SILVA
TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso engenharia de produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão por competências.
Prof. Cristina Tartareli
Guarulhos
2015
[pic 2]
.............................................................................................................INDÍCE
1-INDROUÇÃO 4
2-OBJETIVO................................................................................................ 4
3-QUESTÕES........................................................................... 5
4 CONCLUSÃO 8
5-REFERÊNCIAS 13
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho é parte integrante do aprendizado desenvolvido no segundo semestre de 2015 do curso de Engenharia de Produção pela instituição de ensino Eniac, que tem por objetivo porporcionar aos alunos aplicação de aprendizado teórico, o mesmo ira mostra a pesquisa realizada para responder as questões proposto no portifolio.
Podemos Iniciar essa pesquisa perguntando o que mudança organizacional? Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre á eficiência e eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes.
Com mercado cada vez mais exigente e Buscando a sastisfação do cliente e necessario acompanhar suas mudanças focando na qualidade de seus produtos e reduzindo o custo operacionais.
2.OBJETIVO
Entender os vários tipos de mudanças a que as organizações precisam se submeter e como podem gerenciar o processo de mudança para estarem atualizadas nos ambientes competitivos de hoje.
3.Questões para discussão
1) A mudança organizacional é o movimento de uma organização de seu estado presente e em direção a um estado futuro para aumentar a sua eficiência. As forças a favor da mudança organizacional incluem forças competitivas, forças econômicas, políticas e globais, forças demográficas e sociais e forças éticas. As organizações muitas vezes são relutantes em mudar porque a resistência à mudança nos níveis da organização, de grupo e de indivíduo tem dado origem à inércia organizacional. Conceitue cada uma das forças a favor da mudança organizacional (competitivas, econômicas, políticas e globais, demográficas e sociais e éticas) e por que algumas empresas são relutantes em mudar?
R: Forças competitivas as empresas estão sempre em busca de uma vantagem competiva, se esforçando para ter sempre o melhor produto ou serviço.
Segundo(Gareth R Jones pag228- 2010 ) essa é uma força para mudança, pois a empresa se supera equipara com seus concorrentes, ou ela não sobreviverá. Sempre precisa está atenta as novidades tecnológicas e preparada para lidar com cada nova tecnologia.
Forças econômicas, políticas e globais essas forças afetam continuamente as organizações e as induzem a mudar onde e como elas produzem seus bens e serviços.
Com o tempo elas encontram a necessidade de expandir para o mercado externo, o desfio de se adaptarem a novas culturas e a responsabilidade de ajudar seus gestores a se adaptarem aos valores econômicos, políticos e culturais do país em que estão localizados.
Forças demográficas e soiciais essas forças conduzem as organizações a mudarem internamente, pois obrigam os gestores a mudar sua forma de pensar e agir com os funcionários.muitas empresas mudaram sua forma de pensar e reconheceram o desejo dos funcionários em ter um equilíbrio entre trabalho e lazer. Hoje elas procuram ajudar seus funcionários a se manterem atualizados com a tecnologia, fornecendo instrução e treinamento avançados.
Cada vez mais elas estão percebendo que uma das maiores vantagens competitivos é utilizar totalmente as habilidades dos seus funcionários.
Muitas empresas perderam fortunas e outras chegaram a ir a falência, pois se recusaram a mudar seus estilos e a investir em novas tecnologias.
Existem muitas forças dentro de uma organização que a impedem de mudar. Poder e conflito, diferenças na orientação funcional, cultura organizacional e resistncia a mudança em grupo.
2) Conceitue e explique em que diferem a mudança evolucionária e a mudança revolucionária?
R: mudança evolucionária essa mudança é gradual, progressiva e especificamente focalizada envolve não uma drátisca ou repentina alteração na natureza básica da estratégia de uma organização, mas uma constante tentativa de melhorar, adaptar e ajustar estratégia e estrutura progressiva.
Mudança revolucionária essa, porém é rápida e drástica. Esse tipo de mudança envolve uma ousada tentativa de encontrar rapidamente novas maneiras de ser eficiente.
(Gareth R Jones pag229 -2010).
Mudança evolucionária quando uma empresa cresce de forma não planejada, acabam surgindo alguns imprevistos, então a mudança evolucionárias ajuda a acomodar o rumo da empresa.
...