TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA ASSUNTO: HENRI FAYOL
Por: Mateus Borges • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.311 Palavras (10 Páginas) • 315 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA
ASSUNTO: HENRI FAYOL
Prof. Ricardo Moreira dos Santos Fonseca
ARAXÁ
2018
NOMES:
- ADRIEL CRUVINEL SILVA
- GIOVANA C. BORGES CAMPOS
- MATEUS AUGUSTO PEREIRA BORGES
- STEFANIE CAROLINE GARCIA BORGES
- VALDINEI
- VICTOR HUGO SILVA MOTA
- WELBERSON SANTOS SILVA
HENRI FAYOL - TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Henri Fayol fez estudos de teria de administração industrial
Araxá
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. HENRI FAYOL - TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 6
2.1 PESQUISAS 8
2.2 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE HENRI FAYOL 11
2.3 CRÍTICAS SOBRE A TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL 12
3. CONCLUSÃO 13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
Introdução
Engenheiro e teórico da Administração de Empresas, Henri Fayol, teve sua primeira obra publicada após 58 anos de estudos, além de pesquisas e observação de suas teorias, foi no ano de 1916, que sua obra chamada Administração Industrial e Geral foi publicada, porém somente no ano de 1949 ela foi traduzida para o inglês.
A principal característica presente em sua obra é o destaque da estrutura organizacional, buscando a maior eficiência dentro desta organização pela visão do homem econômico. Caracterizado também pela visão do topo para baixo, da gerência para a produção, pelo olhar sobre todas as esferas, tanto operacionais quanto gerenciais.
Seus estudos foram voltados para administração e organização para empresa
2. Henri Fayol - Teoria Clássica da Administração
[pic 1]
(Fonte: http://marcusmarques.com.br/estrategias-de-negocio/conheca-henri-fayol-seus-principios-gestao/)
Engenheiro e grande teórico na Administração de Empresas, Henri Fayol nasceu na cidade de Constantinopla porém se naturalizou Frances. Proveniente de um família pertencente a burguesia, seu pai André Fayol, era considerado mestre em metalúrgica. Já vivendo na França se casou com Andélaï de Saulé, com quem teve três filhos, aos quais deu o nome de Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este que sempre se opôs as ideias do pai.
Em 1860 formou-se em engenharia de minas, atuando como engenheiro em uma grande empresa de mineração de metais de um grupo chamado Fourchambault Commentry, onde se tornou gerente de minas, e um tempo depois gerente geral da empresa. O fato que o levou a tal cargo, foi que no final de 1888 um grave crise financeira acometeu a mineradora de carvão, na época com 47 anos, Fayol reergueu a empresa e a transformou em uma das mais bem sucedidas do ramo no mercado.
Se reunia todas as semanas com pessoas interessadas em conversar sobre administração de negócios em todos ramos, comerciais, governamentais e industriais, o que contribuiu significativamente para difundir suas ideias e doutrinas administrativas. Essas reuniões acabaram criando o chamado Centro de Estudos Administrativos.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford. Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra que foi publicada, em 1916, sua principal obra, intitulada Administração Industrial e Geral, que só foi traduzida para o inglês em 1949. Sua obra se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional, da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção).
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. O modo como Fayol encarava a organização da empresa à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
2.1 Pesquisas
Henri Fayol é um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das principais contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde se falou pela primeira vez em administração como matéria e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
A Administração Clássica:
• A administração é uma função distinta das demais funções, como finanças, produção e distribuição.
...