TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA ASSUNTO: HENRI FAYOL

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA

ASSUNTO: HENRI FAYOL

Prof. Ricardo Moreira dos Santos Fonseca

ARAXÁ

2018


                                                                                                     NOMES:

  1. ADRIEL CRUVINEL SILVA
  2. GIOVANA C. BORGES CAMPOS
  3. MATEUS AUGUSTO PEREIRA BORGES
  4. STEFANIE CAROLINE GARCIA BORGES
  5. VALDINEI
  6. VICTOR HUGO SILVA MOTA
  7. WELBERSON SANTOS SILVA

     HENRI FAYOL - TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

                                                               

 Henri Fayol fez estudos de teria de administração industrial

Araxá

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.    HENRI FAYOL - TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO        6

2.1 PESQUISAS        8

2.2  PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE HENRI FAYOL        11

2.3 CRÍTICAS SOBRE A TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL        12

3.        CONCLUSÃO        13

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


  1. Introdução

 

Engenheiro e teórico da Administração de Empresas, Henri Fayol, teve sua primeira obra publicada após 58 anos de estudos, além de pesquisas e observação de suas teorias, foi no ano de 1916, que sua obra chamada Administração Industrial e Geral foi publicada, porém somente no ano de 1949 ela foi traduzida para o inglês.

        A principal característica presente em sua obra é o destaque da estrutura organizacional, buscando a maior eficiência dentro desta organização pela visão do homem econômico. Caracterizado também pela visão do topo para baixo, da gerência para a produção, pelo olhar sobre todas as esferas, tanto operacionais quanto gerenciais.

Seus estudos foram voltados para administração e organização para empresa

2. Henri Fayol - Teoria Clássica da Administração

[pic 1]

(Fonte: http://marcusmarques.com.br/estrategias-de-negocio/conheca-henri-fayol-seus-principios-gestao/)

Engenheiro e grande teórico na Administração de Empresas, Henri Fayol nasceu na cidade de Constantinopla porém se naturalizou Frances. Proveniente de um família pertencente a burguesia, seu pai André Fayol, era considerado mestre em metalúrgica. Já vivendo na França se casou com Andélaï de Saulé, com quem teve três filhos, aos quais deu o nome de Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este que sempre se opôs as ideias do pai.

Em 1860 formou-se em engenharia de minas, atuando como engenheiro em uma grande empresa de mineração de metais de um grupo chamado Fourchambault Commentry, onde se tornou gerente de minas, e um tempo depois gerente geral da empresa. O fato que o levou a tal cargo, foi que no final de 1888 um grave crise financeira acometeu a mineradora de carvão, na época com 47 anos, Fayol reergueu a empresa e a transformou em uma das mais bem sucedidas do ramo no mercado.

Se reunia todas as semanas com pessoas interessadas em conversar sobre administração de negócios em todos ramos, comerciais, governamentais e industriais, o que contribuiu significativamente para difundir suas ideias e doutrinas administrativas. Essas reuniões acabaram criando o chamado Centro de Estudos Administrativos.                                

Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford. Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.

Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra que foi publicada, em 1916, sua principal obra, intitulada Administração Industrial e Geral, que só foi traduzida para o inglês em 1949. Sua obra se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional, da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção).

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. O modo como Fayol encarava a organização da empresa à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.

Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

2.1 Pesquisas

Henri Fayol é um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das principais contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde se falou pela primeira vez em administração como matéria e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.

A Administração Clássica:

• A administração é uma função distinta das demais funções, como finanças, produção e distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (390.8 Kb)   docx (222.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com