Tecnologias dos Transportes - Aspectos Políticos
Por: Alysson Miranda • 17/11/2019 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Aspectos Políticos no Planejamento dos Transportes
Historicamente o processo tradicional de transportes considerou o padrão de atividades sociais como um insumo externo para previsão da demanda de viagens, até que a preocupação com o entendimento da interface das políticas de transportes com o desenvolvimento urbano motivou uma busca por modelos integrados, considerando os efeitos de retroalimentação dos transportes sobre a localização das atividades. As primeiras políticas de planejamento dos transportes nesta direção podem ser situadas nos anos 60, como exemplo o trabalho clássico de Lowry (1964) onde já representava uma operacionalização destes modelos integrados e aceleram-se nos anos 70.
No Brasil foram implantados modelos para o planejamento de transportes com formulações bastante detalhadas da interação com o uso de solo. Os detalhes se referem tanto ao nível de desagregação das atividades sociais representadas quanto aos aspectos relacionados a modelagem das escolhas entre locais de atividades e formas de transportes, incluindo simulação da dinâmica do mercado mobiliários em relação `a demanda por localização de atividades.
É na política do Planejamento dos Transportes que tem que se avaliar as ações como os investimentos de infraestrutura, implantação de serviços e medidas de regulamentação. Na medida que não houver essa contribuição para identificar essas ações relevantes para resolução ou contenção dos problemas sociais das cidades através de políticas benéficas a população, não se terá um bom modelo de planejamento de transportes.
A identificação de critérios normativos que reflitam os reais interesses das comunidades urbanas na formulação das políticas integradas.
O desenvolvimento de procedimentos metodológicos operacionais, incorporando o conhecimento sobre o comportamento quanto a localização de atividades, aspecto particularmente carente que se refere, por exemplo, ao entendimento do comportamento da oferta imobiliária.
O desenvolvimento de procedimentos metodológicos operacionais, incorporando o conhecimento sobre o comportamento quanto ao uso do sistema de transportes e de outras infraestruturas urbanas importantes, incluindo ações de adequação da oferta em particular viária e transporte público.
Elaboração de procedimentos para identificação das ações indutoras do desenvolvimento urbano desejável.
A preocupação com a integração das políticas de planejamento dos transportes parece ter reencontrado seu lugar na agenda dos administradores urbanos. Resta ainda saber se a origem desse fato deve-se a questões imediatistas. Como a percepção das limitações inerentes `as soluções de transportes para as dificuldades de deslocamento nas cidades, ou a questão de longo prazo, como a preocupação com a auto sustentabilidade das áreas urbanas.
Referência:
Integração entre políticas de uso de solo e de transportes: Dificuldades e Necessidades
Departamento de Engenharia de Transportes – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
http://sites.poli.usp.br/p/hugo.pietrantonio/UsoSolo3.pdf
Política de planejamento de transportes e desenvolvimento urbano: Considerações sobre a cidade de Florianópolis.
Universidade Federal de Santa Catarina
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78009
...