Torque ou momento de uma força
Por: Leonardo26 • 16/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.732 Palavras (11 Páginas) • 2.315 Visualizações
TORQUE OU MOMENTO DE UMA FORÇA
Leonardo Leite Corrêa; Murilo ¹; Lucas Vallim²; João Pedro; Patrick; Rodolfo Salles;
¹ – Graduandos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá
Leonardo_correa26@hotmail.com; Murilo.facre.@gmail.com; Lukas_valim@hotmail.com; Joao_petter@hotmail.com; Patrick_matupa@hotmail.com; Rbsalles@gmail.com
² Prof. Dr. Jonathan WillianZangeskiNovais
jonathanzangeski@gmail.com
Resumo
Este trabalho foi feito com base nos laboratórios e aula que tivemos neste bimestre, onde tratamos de assuntos e matérias que utilizaremos com freqüência nos estudos de agora em diante.
Neste material falaremos especificamente e analisaremos o campo elétrico e as cargas que atuam ao seu redor.
Queremos chegar a resultados satisfatórios e para isso coletamos informações e materiais para que fosse possível exemplificar o que foi estudado até aqui.
Usaremos experimentos e informações pesquisadas alem do que foi feito nos laboratórios para comprovar os resultados a uma medida aceitável.
Material feito com bases no que o professor disse nos laboratório e na sala de aula.
Introdução
Esse relatório trata-se de um experimento chamado de torque ou momento de uma força. Poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.
Utiliza conceitos fundamentais como distancia, força, bem como princípios como o da resultante (todas as forças aplicadas sobre um objeto equivalem a sua soma), e das leis de Newton, chegando a resultados como o de equilíbrio rotacional (diz-se que uma alavanca esta em equilíbrio quando a soma de todos os seus momentos é nula).
O objetivo desse experimento é calcular o equilíbrio rotacional da alavanca fazendo três testes no primeiro experimento, e no segundo experimento é calcular o equilíbrio das hastes paralelas, nesses dois experimentos utilizando conceitos de força, torque e distância.
Fundamentação Teórica
Neste bimestre estudamos sobre Torque ou Momento de uma Força. E por isso não foi diferente neste último Laboratório, fizemos na prática àquilo que aprendemos na sala de aula. A fórmula que mais utilizamos foi:
.[pic 1]
Que seria a força vezes a distancia para achar o torque, com isso achávamos o que era preciso no experimento que seria o equilíbrio rotacional. Também usávamos outra formula fundamental para se obter o êxito dos experimentos que era o torque horário igual ao torque anti-horário:
[pic 2]
Que seria para saber se a força esta no sentido horário ou anti-horária.
Um bom exemplo para explicar melhor a teoria seria quando aplicada uma força em uma porta. Uma maçaneta esta o mais longe possível do eixo das dobradiças por uma boa razão. Para abrir uma porta pesada você certamente deve aplicar uma força: apenas isso. Contudo, não é suficiente. O lugar onde você aplica a força e a direção em que você empurra a porta também são parâmetros importantes. Se você aplica a força mais perto do eixo das dobradiças que a maçaneta, ou com um ângulo diferente de 90º em relação ao plano da porta, precisa usar uma força maior para abrir a porta do que se aplicar a força à maçaneta, perpendicularmente ao plano da porta. E com isso utilizamos também para achar o equilíbrio rotacional, por exemplo, quando se coloca uma alavanca e queremos deixar ela em equilíbrio, para isso pode utilizar o torque, foi o que fizemos nos experimentos.
E dentro de cada teste, pudemos concretizar o que fizemos em sala, pois calculamos o Equilíbrio das barras que tinham massas e distâncias, usando o conceito e a matemática aplicada em sala.
Materiais e Métodos
Materiais Quantidade
Gerador de Van de Graaff 1
Lâmpada fluorescente comum 1
Copinho descartável 1
Bolinhas (pedaços) de isopor 8
Tiras de papel 4
Percevejo 1
Torniquete elétrico com pivô 1
Pino banana com agulha 1
Utilizou-se o gerador de van de Graaff em todos os experimentos, esse equipamento é utilizado para reproduzir um processo chamado eletrização que pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Esse aparelho é destinado ao estudo da eletrostática, o aparelho funciona a partir do motor que movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera. O torniquete foi utilizado com o pivô para que ele pudesse girar em determinada ocasião. O percevejo foi colocado na esfera menor do gerador em um dos testes. Sendo assim o grupo fez seis experimentos, sendo que em cada experimento tínhamos que explicar o ocorrido em cada um dos testes, a seguir explicaremos com foi feito os testes:
...