Trabalho de Gestão Ambiental ISO 1400 e 14001
Por: felippemagarao • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 308 Visualizações
ANHANGUERA – PLÍNIO LEITE
[pic 1]
Engenharia Civil – Gestão de Sistemas Ambientais e Certificação
1º Período – Diurno
“ISO 1400 E ISO 14001”
Professora
Márcia Alves Marinho
Alunos
Jorge Felippe Leal Magarão RA: 8634254387
Trabalho de Gestão Ambiental e Certificados
Jorge Felippe Leal Magarão – Engenharia Civil
ISO 1400 E ISO 14001
INTRODUÇÃO
A gestão ambiental abrange, como parte da função gerencial total, todos os setores na empresa necessários ao planejamento, execução, revisão e desenvolvimento da política ambiental da empresa. A partir desse conceito derivam-se três características da gestão ambiental. Primeiramente, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) não se trata de uma tarefa especial limitada a um ou mais responsáveis ambientais na empresa, mas de um componente integrante da missão administrativa geral e dos responsáveis pela linha de produção. Isso significa que todos os setores da administração e da produção precisam ser integrados no desenvolvimento e na implantação do SGA (gestão ambiental como tarefa transversal).
A segunda característica se relaciona com o desenvolvimento da política ambiental empresarial. Gestão ambiental é, desse modo, a expressão da própria vontade empresarial e das próprias prioridades no setor ambiental. Exigências e opiniões externas entram nesta formação de vontade, por exemplo, no cumprimento de todas as leis e normas ambientais relevantes, que são exigidas como objetivos mínimos. Elas não substituem, contudo, uma definição consciente das próprias prioridades e objetivos. Por fim, a gestão ambiental não é somente expressão da consciência e vontade da empresa, mas também um instrumento para introduzir e executar a política ambiental. A política ambiental prevê como diretriz um enquadramento sistemático, que num plano operativo deve ser preenchido e executado por meio de programas e medidas concretos.
As normas de gestão ambiental cobrem uma vasta gama de assuntos, de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e Auditorias Ambientais até Rotulagem Ambiental, Avaliação do Ciclo de Vida, e Comunicação Ambiental. O Comitê Técnico (TC) 207 já publicou até hoje mais de 30 Normas Internacionais e outros tipos de documentos normativos. O TC 207 tem mais de 40 organizações internacionais como membros de ligação com a sociedade civil. Em 2002 foram aprovados novos itens de trabalho na área de mudanças climáticas. O procedimento normal de um TC é dividir o trabalho de desenvolvimento das normas, e distribuí-lo para um grupo de subcomitês, cada um cobrindo uma área específica. Atualmente o TC 207 possui sete subcomitês tratando dos seguintes assuntos:
- SC 01 Sistemas de Gestão Ambiental
- SC 02 Auditorias Ambientais
- SC 03 Rotulagem Ambiental
- SC 04 Avaliação de Desempenho Ambiental
- SC 05 Avaliação de Ciclo de Vida
- SC 06 Termos e Definições
- SC 07 Mudanças Climáticas
- SC 08 Comunicação Ambiental
- SC 09 Integração de Aspectos Ambientais no Projeto e Desenvolvimento de Produtos
ISO 14.000
Em março de 1993, a International Organization for Standardization (ISO) estabeleceu o Comitê Técnico de Gestão Ambiental, ISO/TC207, para desenvolver uma série de normas internacionais de gestão ambiental, a exemplo do que já vinha sendo feito pelo ISO/TC 196, com a série ISO 9000 de Gestão de Qualidade. A série, que recebeu o nome de ISO 14000, refere-se a vários aspectos, como sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais, rotulagem ambiental, avaliação do desempenho ambiental, avaliação do ciclo de vida e terminologia.
As normas criadas buscam fixar as características mínimas que atividades e produtos devem cumprir, buscando o benefício da comunidade, através da facilitação do comércio, aumento da produtividade e segurança, proteção do meio ambiente, melhoria da comunicação e entendimento entre as partes. O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais. Os objetivos destas diretrizes são:
- Padronização: simplificar e reduzir procedimentos para elaboração de produtos e realização de serviços;
- Economia: reduzir a crescente variedade de produtos e procedimentos, bem como os seus custos, proporcionando ao consumidor a ao fabricante melhores condições de mercado;
- Comunicação: proporcionar informações mais eficientes para o fabricante e o consumidor, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
- Segurança e Saúde: proteger a vida humana e a saúde;
- Proteção ao Consumidor: disponibilizar à sociedade meios eficientes para aferir a qualidade de produtos e serviços;
- Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: facilitar o intercâmbio comercial, evitando em base ao princípio de “referência a normas”, a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países.
A norma ISO 14000 se orienta nas necessidades práticas das empresas industriais e de prestação de serviços, sejam elas de qualquer tamanho. Ela pode ser divida da seguinte maneira:
- ISO 14001 “Sistema de Gestão Ambiental” – especificações e instruções de uso, sendo o documento base, onde estão prescritas a estrutura e exigências mínimas de um sistema de gestão ambiental. Constitui um fundamento para a organização e manutenção, para a auditoria e certificação deste sistema.
- ISO 14004 “Sistemas de Gestão Ambiental” - linhas gerais de princípios, sistemas e suporte técnico.
ISO 14.001
Em 1992, a British Standards Institution (BSI) aprovou a norma BS 7750 para o estabelecimento de sistemas de gestão ambiental nas empresas, e que serviu de base para a elaboração da Norma Internacional ISO 14001 que surgiu em 1996. A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
...