TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treliça, tipos de treliça, metodo dos nós

Por:   •  20/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.829 Visualizações

Página 1 de 2

Treliças

Denomina-se treliça plana, o conjunto de elementos de construção (barras redondas, chatas, cantoneiras, I, U, etc.), interligados entre si, sob forma geométrica triangular, através de pinos, soldas, rebites, parafusos, que visam formar uma estrutura rígida, com a finalidade de resistir a esforços normais apenas. A denominação treliça plana deve-se ao fato de todos os elementos do conjunto pertencerem a um único plano. A sua utilização na prática pode ser observada em pontes, viadutos, coberturas, guindastes, torres, etc.

São esqueletos estruturais e não atrapalham, por exemplo, as estradas que podem passar por cima ou por baixo da treliça ou mesmo em um vão. Essas estruturas permitem um espaço livre que seria impossível com outro tipo de ponte.

Com uma estrutura simples a treliça é uma ótima solução para vencer grandes vãos. Possuem membros individuais que utilizam forças da tração e compressão, mas deixam de usar a força de flexão, por isso que as vigas de uma ponte treliçadas são delgadas. As pequenas peças que compõe as vigas, juntas suportam uma grande quantidade de peso e vencem grandes distâncias. Assim como as pontes de vigas as treliças são simples e contínuas, com suas peças pequenas tornam-se ideais para lugares onde as partes grandes não podem ser transportadas e erguidas, por não utilizarem guindastes ou equipamentos pesados.

Método dos nós:

O método dos nós é utilizado no cálculo de estruturas treliçadas para que seja possível saber as forças que agem em casa membro e como agem. Para isso, necessita-se:

  • Encontrar as reações de apoio, através do cálculo do momento nos pontos base, assim como a realização do somatório das forças que agem nos eixos x e y.
  • Identificação do tipo de requerimento em cada membro (tração ou compressão).
  • Averiguar o equilíbrio de todos os nós da estrutura, que se inicia pelo cálculo do nó que possua a mínima quantidade de incógnitas.

Tipos principais de treliças

  • Warren:

Com uma estrutura simples e contínua, a treliça Warren é a mais comum em pequenos vãos, porque não há necessidade de usar elementos verticais para amarrar a estrutura. Geralmente as treliças tipo Warren são usadas para vãos entre 50 e 100 metros, que não necessitam de elementos verticais para dar maior resistência à estrutura.

[pic 1]

  • Pratt:

Os elementos diagonais, com exceção das extremidades que apontam para o vão central, fazem da treliça Pratt uma fácil identificação. Com exceção dos elementos diagonais centrais, todos os outros elementos diagonais sofrem tração. Já os elementos verticais suportam toda a força de compressão, por isso os elementos diagonais conseguem ser delgados, barateando o projeto.

[pic 2]

  • Howe:

Como elementos diagonais estão colocados na direção contrária ao centro da ponte, suportam a força de compressão, isso possibilita que seja necessário perfil metálicos maiores, encarecendo a construção. Esse tipo de ponte treliçada é denominado Howe e é exatamente contrária a ponte de treliça Pratt.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com