Tópicos Engenharia Mecânica
Por: Diogo Fontes • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
Diogo Fontes Rosa; Engenharia Mecânica; 10° Semestre Diurno
O aço SAE 8620 consiste num metal para beneficiamento térmico, com média temperabilidade, permitindo desta forma que seja aplicado um processo de têmpera e cementação, aumentando sua resistência mecânica na parte externa; e com a parte interna mais dúctil, estando mais propenso a resistir a impactos usuais e a fraturas do que o aço SAE 4340 durante a utilização do eixo no automóvel.
Ele possui boa usinabilidade sendo-a melhor do que o SAE 4340, desta forma será mais econômico em questão tempo pois é possível utilizar maiores velocidades de corte e avanço durante o processo de manufatura e a ferramenta de corte sofrerá menos desgaste aumento assim a vida útil da mesma. Sabendo disso, ganha-se uma economia e eficiência maiores durante o processo de usinagem.
O aço SAE 8620 também conta com uma boa soldabilidade, processo qual é bastante utilizado na indústria automotiva proporcionando uma maior facilidade da fixação do eixo com os componentes e chassi do carro ligados á ele.
Com estas informações a condição de têmpera e cementação podem alcançar ótimas durezas superficiais, sendo elas de 58 a 62 HRC resistindo ao desgaste e temperaturas de movimentos e rotações dos rolamentos e componentes mecânicos.
Sendo que o núcleo varia de 30 a 45 HRC desta forma, como já mencionado ele vai suportar impactos provenientes ao uso do eixo no dia á dia do automóvel.
Primeiro é necessário que ele passe pelo processo de têmpera que se trata de esquentar o aço a uma temperatura de aproximadamente 800°C e após isto, é dado um rápido resfriamento desta peça em óleos especiais para este tipo de procedimento. Transformando assim a austenIta em martensita.
Após a tempera o aço SAE 8620 passa pelo processo de cementação sendo um procedimento termoquímico, que se trata de introduzir carbono na parte superficial do aço balanceando os seus átomos de forma mais organizada. Deixando-o assim mais resistente e menos propenso a falhas e desgastes.
Então será necessário que o eixo em questão seja aquecido a uma temperatura de aproximadamente 70°C e resfriado naturalmente para alívio de tensões nos processos anteriores, sendo este procedimento nomeado de revenimento.
Levando estas informações adiante é possível afirmar que o aço SAE 4340 pode ser trocado pelo aço SAE 8620, levando em consideração as boas qualidades de beneficiamento térmico, usinagem, soldagem, propriedades mecânicas e economia.
...