Tópicos em microeletrônica em engenharia
Por: Felipe Fassina • 23/1/2017 • Relatório de pesquisa • 434 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Tópicos em microeletrônica
Processo de fabricação de CHIPS
Aluno: Felipe Fassina
Matricula: 12/0030225
- Porta NAND
Para se realizar o projeto de um chip, é necessário primeiro conhecer suas características e qual será sua finalidade. Para tanto, projeta-se primeiro a operação matemática, neste caso uma porta NAND.
Utilizando-se o software eletric, modelou-se o esquemático de uma porta NAND, por meio de dois transistores p-mos e dois n-mos , como mostra a Figura 1 abaixo.
[pic 1]
Figura 1 – Esquemática porta NAND
Após feito o esquemático da porta em análise, o próximo passo é realizar a montagem do layout, obedecendo os critérios de conexão dos transistores a partir do esquemático. O software eletric, também possibilita a elaboração do layout da porta em consonância com o esquemático. Dessa forma, a Figura 2 apresenta o layout montando no software eletric.
[pic 2]
Figura 2 – Layout por NAND.
De posse do layout, é possível gerar a net-list, que possibilita a simulação do layout no software LTspice. Dessa maneira, foi exportada a net-list da porta NAND e realizada a simulação, como mostra a Figura 3.
[pic 3]
Figura 3 – Porta NAND.
Foi realizada a simulação para o esquemático e para o layout, as duas simulações apresentaram o mesmo resultado. Isso deve acontecer pois o electric gera a net a list com base no esquemático e o layout é feito com base no mesmo.
- Porta NOR
De maneira similar a porta NAND, o mesmo procedimento foi adotado para a elaboração de uma porta NOR, a Figura 4 apresenta o esquemático no software Electric.
[pic 4]
Figura 4 – Esquemática Porta NOR
A partir do esquemático da porta NOR, projetou-se o layout da mesma de maneira semelhante a da porta NAND, tomou-se o cuidado com todas as referencias e também com as ligações do terra em cada transistor p-mos. A Figura 5 apresenta o layout da porta NOR.
[pic 5]
Figura 5 – Layout porta NOR
Com o layout feito, de forma similar a porta NAND, exportou-se a net-list, para o LTSPICE de forma a simular as características de entrada e saída da porta NOR. Foram realizadas as simulações do layout e esquemático, de forma análoga, o resultado foi o mesmo do encontrado para porta NAND. A figura 6, exibe o formato de onda da porta NOR.
[pic 6]
Figura 6 – Porta NOR
- Conclusão
Observa-se que o software Electric, possui grande capacidade de projeto de circuitos integrados e para uma primeira etapa de elaboração de chips. Fornecendo ferramentas poderosas de simulações, de forma a prever possíveis imprevistos na fabricação de chips. Aliado ao LTSpice ou possíveis outros softwares de simulação é possível mitigar prováveis problemas de fabricação e otimizar as etapas de produção de chips.
...