USINAGEM E ESTUDO DOS PARÂMETROS DE CORTE
Por: hugohisllander • 4/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.819 Palavras (8 Páginas) • 697 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Laboratório de Conformação e Usinagem
Engenharia Mecânica – 7º Período
PRÁTICA 1 - USINAGEM E ESTUDO DOS PARÂMETROS DE CORTE
Bruno Rodrigues Castro
Hudson Gustavo de Souza
Pedro Henrique da Cruz
Rafael Andrade Menighin
Contagem
2015
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
2. INTRODUÇÃO
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Definições e processos utilizados
3.2 Parâmetros de corte
3.3. Acabamento na usinagem
4. METODOLOGIA
4.1 Preparação da peça
4.2 Programar torno CNC
4.2.1 Definir operações
4.2.2 Parâmetros de corte
4.3 Usinagem no torno CNC
4.3.1 Medição de corrente
4.3.2 Realizar o procedimento
4.4 Dados da corrente
4.4.1 Plotar gráfico P x vc
4.5 Medindo rugosidade
4.5.1 Medições e cálculos
4.5.2 Plotar gráfico Rt x vc
5. DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- OBJETIVO
Avaliar o efeito da velocidade de corte no acabamento superficial, e na potência de corte em um processo de torneamento.
- INTRODUÇÃO
As operações de usinagem são aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou ainda uma combinação qualquer destes três bens, produzem cavaco. O processo de usinagem é hoje em dia amplamente utilizado nas mais diversas áreas da indústria de manufatura, sendo que grande destaque pode ser dado para a indústria automobilística cujos componentes exigem precisão, controle dimensional e possibilidade de produção de grandes lotes em pouco tempo, características encontradas no processo de torneamento.
Tendo isso em vista, vamos fazer o estudo do processo de usinagem através do torno CNC, com a finalidade analisar a velocidade de corte no acabamento da peça, como também a potência de corte nesse processo de usinagem.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Definições e processos utilizados
-Usinagem é o processo mecânico que mediante a remoção de cavaco por determinada ferramenta, visa conferir a uma peça, a forma, as dimensões, ou o acabamento especificados, ou ainda uma combinação qualquer destes três itens.
-Torneamento é o processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo. Ele acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado. Para realizar o torneamento, são necessários três movimentos, que são:
- Movimento de corte: movimento principal que corta o material;
- Movimento de avanço: movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça;
- Movimento de penetração: é o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.
Podem ser confeccionadas polias, eixos, pinos, roscas, peças cilíndricas internas e externas, cones, esferas entre outros formatos.
O Controle Numérico Computadorizado (CNC) é um sistema que nos permite controle de máquinas, como tornos e centros de usinagem. Podemos controlar vários eixos através de um sistema programado, escritos em um código específico. O CNC evoluiu do NC (controle numérico) que foi desenvolvido por volta de 1940 pelo MIT. Assim várias peças com geometrias complexas e de grande precisão puderam ser criadas juntamente com ferramentas de CAD.
Todas as máquinas-ferramenta CNC são comandadas por um sistema de coordenadas cartesianas na elaboração de qualquer perfil geométrico. Em tornos CNC geralmente temos apenas dois eixos principais, sendo eles:
-Eixo X: movimento transversal;
-Eixo Z: movimento longitudinal.
3.2 Parâmetros de corte
Essas são grandezas que devem ser ajustadas na máquina direta ou indiretamente para a retirada do cavaco.
-Velocidade de corte (vc): é a velocidade tangencial instantânea resultante da rotação da peça em relação à ferramenta. Os movimentos de corte e avanço ocorrem concomitantemente;
[pic 1]
onde: n = rotação da ferramenta ou da peça [RPM];
d = diâmetro da ferramenta ou da peça [mm].
-Avanço de corte (f): é o percurso de avanço em cada volta ou em cada curso da ferramenta na direção do movimento de avanço. A taxa de avanço e dada em mm/volta;
[pic 2]
onde:
fz = avanço por dente; [mm/dente];
z = número de arestas cortantes.
-Velocidade de avanço (Vf): é o avanço de corte num intervalo de tempo.
[pic 3]
onde: f = avanço [mm/dente];
n = rotação [RPM].
-Profundidade de Corte (ap): são as medidas de penetração da aresta principal de corte, medida numa direção perpendicular ao plano de trabalho;
...