Otimize ESTUDO E CORTE ESTRADAS, aprovando
Projeto de pesquisa: Otimize ESTUDO E CORTE ESTRADAS, aprovando. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinodorock • 9/3/2014 • Projeto de pesquisa • 3.481 Palavras (14 Páginas) • 287 Visualizações
CONCURSOS PÚBLICOS:
OTIMIZE OS ESTUDOS E CORTE CAMINHO PARA APROVAÇÃO
ÍNDICE
CAPÍTULO 1 – Por onde começar?
CAPÍTULO 2 – Traduzindo o edital
CAPÍTULO 3 – Estudo segundo edital e banca
CAPÍTULO 4 – Cronograma de estudo
CAPÍTULO 5 – Formas de estudar
CAPÍTULO 6 – Avaliação de resultados
Sites oficiais
Sites de notícias sobre concursos
Blogs sobre concursos
Blogs de professores
Livros das principais disciplinas
Cursos e resolução de exercícios
Expediente
CAPÍTULO 1 - POR ONDE COMEÇAR?
A preparação para concursos exige dedicação e planejamento. Muitos concurseiros se perdem ao tentar estudar sem um roteiro e, com isso, perdem muito tempo e dinheiro investindo no caminho mais tortuoso. Confira os
primeiros passos para a aprovação:
Passo Um - Qual a área de interesse?
Escolher entre as áreas administrativa, jurídica, policial, tributária, fiscal, bancária e de auditoria vai nortear o que se tem que aprender. Procure informações sobre como será seu trabalho após a aprovação, indo pessoalmente ou consultando o site do órgão/entidade pretendido.
Passo Dois - Qual é o objetivo?
Aonde se quer chegar? Ter um destino final faz com que metas intermediárias sejam estabelecidas e também serve para estimar um tempo mínimo necessário para conquistar a aprovação. Caso não exista um cargo específico, pode-se definir características como o nível de escolaridade, a faixa salarial, o local de trabalho, etc.
Passo Três - Quanto tempo se pode dedicar aos estudos?
Planeje o seu tempo para estudar. Conquistar uma vaga no setor público demanda determinação e organização. Conheça mais sobre a sua rotina e liste suas atividades para planejar uma forma eficiente de preparação.
Passo Quatro - O que estudar?
O volume e o conteúdo variam muito de concurso para concurso, mas há matérias básicas como Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional e Direito Administrativo que estão presentes em praticamente todos. Tenha uma boa base nessas matérias para que, quando a prova estiver mais próxima, você possa se dedicar às matérias específicas. E, claro, faça a distribuição em seu planejamento de estudos levando em consideração que há leituras, anotações/resumos e exercícios sobre todas elas.
Passo Cinco - Está dando certo?
A auto-avaliação é muito importante. O objetivo é fazer com que o plano de estudos funcione e, não raro, será necessário fazer adaptações na estratégia. Resolva provas e questões anteriores e contabilize os resultados, revise os pontos em que encontrou mais dificuldade antes de seguir com a matéria. Observe também se o tempo planejado para estudar está de acordo com sua realidade e dispobilidade.
Seguindo estes primeiros passos, será possível montar um cronograma de estudos eficaz que vai reduzir o tempo gasto e otimizar os investimentos necessários para aprovação para um cargo público. Nos capítulos seguintes serão apresentadas outras estratégias e dicas de estudo.
CAPÍTULO 2 – TRADUZINDO O EDITAL
Entender o que está escrito no edital é entender as regras de um concurso público. O documento, tão importante, é um enigma para os concurseiros. Letras pequenas, termos complicados, tudo faz com que se pareça mais com uma bula de remédios do que com uma leitura agradável.
A má notícia é que é inevitável, para não dizer essencial, ler o edital completo, da primeira à última linha. A boa notícia é que é possível transformar o que parece uma tortura em algo fácil de fazer a partir da identificação de pontos essenciais nos editais. Portanto, edital e marca-texto nas mãos. Abaixo a lista das informações indispensáveis para ser um concurseiro prevenido e preparado:
1) Identifique os requisitos para o cargo desejado:
Encontre no texto o que é preciso para se candidatar: idade, escolaridade,
documentos exigidos para posse.
2) Saiba detalhes do cargo:
Salário inicial, local de trabalho, características e atribuições da função.
Neste último caso, muitas vezes, a informação está nas leis que criam e
regem os cargos e carreiras, que precisam ser decifradas.
3) Identifique o cronograma do concurso:
Ache o prazo de inscrição (e forma de adesão), data e horário de todas as
etapas, prazos para recursos. Se achar conveniente, monte uma agenda com
essas datas.
4) Saiba mais sobre a organizadora do concurso:
Identifique quem vai ser responsável pela elaboração das provas, a forma
de apresentação das questões (múltipla escolha, certo ou errado). Com essas informações, procure depois procure saber o perfil da banca,
5) Separe as disciplinas que precisará estudar e como são pontuadas:
No final do edital há sempre a lista de disciplinas com os detalhes de cada uma. É o principal guia do que deve estudar. Normalmente, os editais também trazem a forma de pontuação de cada etapa e como serão atribuídos os valores. Observe com atenção os quesitos que falam sobre nota mínima para cada matéria e/ou para grupos de matérias: isso pode ser essencial para escolher ao que se dedicar mais durante a preparação.
CAPÍTULO 3 – ESTUDO SEGUNDO EDITAL E BANCA
O prazo entre a publicação do edital
...