Um Relatorio Microcontroladores
Por: Neto Almeida • 11/7/2016 • Relatório de pesquisa • 2.229 Palavras (9 Páginas) • 308 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe - IFS
Trabalho apresentado pelo discente, em exigência a disciplina de microcontroladores do curso de graduação em Tecnologia de Automação Industrial ao docente.
RESUMO
Este projeto mostrara a utilização da plataforma arduino em conjunto com raley e um sensor de luminosidade ldr,para assim que o índice de luminosidade cair o ldr passa a informação para o arduino que por sua vez acione o relay e ligue a lâmpada.
Sumário
- Introdução......................................................................................1
- Desenvolvimento.............................................................................2
- Conclusão……………………………………………………………………5
- Referencias bibliográficas……………………………………………….6
1.Introdução
Neste trabalho utilizaremos o Proteus um aplicativo especialmente projetado para a criação de placas de circuito impresso que possibilita a simulações de projetos eletrônicos, sera inserido na plataforma arduino um programa que faça o monitoramento do estado de de luminosidade do ambiente através do sensor LDR e caso a luminosidade seja baixa acionar um relay que por sua vez ligue uma lâmpada .
LDR (do inglês Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz[1] (português brasileiro) ou Fotoresistência[2] (português europeu) é um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (iluminamento) que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, a sua resistência diminui.
O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência.
Um relé (do francês relais), ou, menos frequentemente, relê [1] [2] [3] (por influência do inglês relay, embora esta forma ainda não esteja dicionarizada) é um interruptoreletromecânico. A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.
O relé é um dispositivo eletromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos elétricos. No caso do relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Quando uma corrente originada no primeiro circuito passa pela bobina, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito. Sendo assim, uma das aplicações do relé é usar baixas correntes para o comando no primeiro circuito, protegendo o operador das possíveis altas correntes que irão circular no segundo circuito (contatos).
Pg.1
2.desenvolvimento
Para realizamos a simulação no proteus como mostrado na imagen 2.2 abaixo começamos pela montagem do circuito no software,foi utilizada a prataforma arduino com o controlador ATmega8 a ser programado.
A montagem do circuito começa conectando o sensor ldr ao arduino e em seguida conectando o relay no gnd e vcc do arduino ,depois conectamos o pino que vai receber o sinal de acionamento do relay ao arduino .
Imagem2.2 circuito montado no software protheus
[pic 1]
Pg.2
Programa utilizado
int sensor = A0; //Pino analógico em que o sensor está conectado.
int valorSensor = 0; //Usada para ler o valor do sensor em tempo real.
const int sinal = 6;
void setup(){
Serial.begin(9600);
pinMode(sinal,OUTPUT);
}
//Função loop, executado enquanto o Arduino estiver ligado.
...