Uso do multímetro
Por: Naiara Barros • 18/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
ENGENHARIA CIVIL
USO DO MULTÍMETRO
RESENDE
2016
USO DO MULTÍMETRO
Relatório apresentado à Associação
Educacional Dom Bosco, Faculdade de
Engenharia de Resende, como elemento de
avaliação da disciplina Eletricidade, no 2°
ano do curso de Engenharia Civil
Orientadora: Prof.ª MSc. Juliana Ribas Monteiro
RESENDE
2016
RESUMO
[pic 3]
O multímetro é um instrumento com múltiplas funções utilizado frequentemente nas bancadas de trabalho em eletrônica. Permite medir tensões e correntes alternadas e contínuas, resistências, capacitâncias, indutâncias, frequências, testar diodos e transistores. É possível observar o uso deste equipamento através dos resultados obtidos no experimento a seguir.
Palavras chave: multímetro, eletrônica, tensões, correntes, resistências, equipamento, experimento.
Sumário[pic 4]
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
4. MATERIAIS UTILIZADOS
5. MÉTODOS E RESULTADOS
6. MEMÓRIA DE CÁLCULO
7. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Para realizar as medidas elétricas mais triviais, utilizamos o multímetro que é composto basicamente de ohmímetro, voltímetro e amperímetro.
OHMÍMETRO: é o instrumento para fins das medidas de resistência elétrica. Notamos no aparelho que é composto de uma escala logarítmica. A chave seletora possibilita medidas múltiplas do valor selecionado. Em toda mudança de posição na chave seletora, é importante, com as pontas de prova curto-circuitadas, fazer o ajuste de zero, responsável pela precisão da medida.
VOLTÍMETRO: é o aparelho destinado a medidas de diferenças de potencial (ddp) entre dois pontos do circuito, podendo ser contínua VCC ou alternada VAC. O voltímetro ideal é aquele que possui resistência interna infinita, não interferindo na medida quando o aparelho é conectado em paralelo com os pontos entre os quais se deseja medir a tensão.
AMPERÍMETRO: é o aparelho para medidas de corrente elétrica (movimento ordenado de elétrons) contínua ou alternada. Estas devem circular pelo aparelho sendo portanto intercalada em série no trecho onde se mede a corrente. O amperímetro ideal é o que possui resistência interna de baixo valor, não interferindo no valor medido.
OBJETIVO
- Familiarizar-se com o instrumento e suas escalas
- Utilizar o ohmímetro para medidas de resistência
- Utilizar o voltímetro para medidas de tensão
- Utilizar o amperímetro para medidas de corrente elétrica
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O multímetro é um equipamento destinado a medir as principais grandezas elétricas: resistência, corrente e tensão. Um multímetro básico reúne três aparelhos: ohmímetro – para medir resistência elétrica; amperímetro – para medir corrente elétrica e voltímetro – para medir tensão elétrica. Existem disponíveis no mercado multímetros analógicos e digitais. Atualmente os aparelhos digitais são mais usados, isso se deve, em grande parte, à facilidade de leitura das medidas, realizada diretamente através de um valor apresentado pelo display digital e com a unidade dada pela escala selecionada. O multímetro oferece diversas escalas de medidas, escolher a mais adequada para certa medida é de fundamental importância para que se tenha uma boa medida e se evite danos ao equipamento e também acidentes. Sempre ao se fazer uma medida com o multímetro, deve-se ter uma estimativa do valor da grandeza a ser medida, pois os aparelhos apresentam limitações, por exemplo, quando se deseja medir a tensão de uma rede elétrica é necessário saber se a mesma não ultrapassa o maior valor de tensão que o aparelho pode medir. Consultar o manual do instrumento é uma boa maneira de se conhecer suas limitações.
MATERIAIS UTILIZADOS
- 1 pilha de 1,5 volts
- 1 bateria de 9 volts
- 1 conjunto de resistores (4,7Ω, 220 Ω, 6,8 kΩ e 1,2 MΩ)
- 1 conjunto de potenciômetros (1 kΩ e 470 kΩ)
- 1 Multímetro Analógico
- 1 fusível
MÉTODOS E RESULTADOS
1. O multímetro disponível na bancada possui as seguintes escalas mais utilizadas:
Para medidas de corrente elétrica contínua: 2,5 mA; 25 mA; 0,25 A e 10 A
Para medidas de tensão contínua: 0,1 V; 0,5 V; 2,5 V; 10 V; 50 V; 250 V e 1000 V
Para medidas de resistência: X1; X10; X100; X1k e X100k.
2. As medidas devem ser obtidas com o ponteiro próximo do centro da escala. Se necessário, mudar a escala, pois as medidas com o ponteiro nos extremos apresentam incorreção.
3. Com o voltímetro na escala de 2,5 volts CC, medir a tensão existente nos terminais da pilha tipo AA. Atenção para as polaridades positiva e negativa. A tensão medida é de
...