Vantagens do uso de alumínio
Artigo: Vantagens do uso de alumínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelzanotti • 1/10/2014 • Artigo • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 387 Visualizações
29 de novembro de 2010 - O alumínio tem sido usado cada vez mais na construção civil e dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) confirmam isso. De acordo com a organização, o setor é responsável pelo consumo de mais de 100 mil toneladas ao ano. Baixo peso específico – comparado com outros metais de grande consumo –, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica são algumas das características que fazem com que aumente o consumo do material nos projetos.
Terceiro metal mais abundante no planeta, conforme a Abal, sua produção atual supera a soma de todos os outros materiais não ferrosos. Apesar de ter os Estados Unidos e o Canadá como maiores produtores mundiais, nenhum deles tem jazidas de bauxita, minério mais importante para a produção do alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do metal, que pode ser encontrado na Amazônia e no interior de Minas Gerais – Poços de Caldas e Cataguases.
Leia mais: Útil em qualquer ambiente
Esses fatores fazem com que as atenções se voltem para o uso do metal, principalmente na construção civil, que constantemente busca novas alternativas para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis. Sócios da Torres Miranda Arquitetura, Júlio Torres e Maurício Miranda acreditam que a tendência é que a demanda pelo alumínio cresça ainda mais. Sua durabilidade, que pode ultrapassar os 40 anos, e o fato de ser o único material 100% reciclável, sem perder suas propriedades físico-químicas, são alguns dos motivos apontados pelos arquitetos.
O panorama previsto pelos profissionais é bem diferente do que se via no início do uso comercial do alumínio, há cerca de 150 anos. Naquela época, devido ao seu custo elevado de produção, suas aplicações limitavam-se a trabalhos luxuosos, como em estatuetas e placas comemorativas. Mas a Revolução Industrial possibilitou que ele fosse usado em larga escala na decoração vitoriana.
A inovação nos processos de fabricação fez com que, gradualmente, o metal oferecesse diversas possibilidades de utilização, permitindo inovação nos projetos, como observa Maurício Miranda. “O alumínio aceita diferentes acabamentos, como fosco, polido, colorido e envernizado. É leve, facilmente moldável, resistente e, por todos esses motivos, dá uma sensação de tecnologia e alto valor agregado”, explica.
As fachadas são um dos exemplos do emprego do alumínio. Encontrado em chapas, o material está disponível em cores variadas. Geralmente, as chapas são fixadas com cantoneiras metálicas na fachada original, dando um ar moderno para o imóvel e de fácil manutenção, como fala Maurício. “Além disso, pode ser utilizado na ventilação e iluminação (perfis e tubos para esquadrias de portas e janelas), acabamento interno (chapas para pisos e paredes residenciais), instalações (dutos elétricos), impermeabilização de lajes e piscinas (folhas de alumínio), entre outros”, exemplifica.
Outra possibilidade de uso ainda pouco explorada é o emprego em telhados. Uma das vantagens é a dispensa de uma estrutura de madeira para a instalação. Além disso, as telhas de alumínio suportam melhor as intempéries, especialmente o “sanduíche” de alumínio com poliuretano expandido. “As telhas de alumínio são indicadas para telhados por refletirem o calor incidente e apresentar grande resistência à corrosão ambiental”, explica Maurício.
Veja: Confira algumas das vantagens de se utilizar o alumínio
Com relação ao custo em comparação a outros materiais, o valor a ser investido dependerá do projeto, como explica a arquiteta da HG Arquitetura, Germana Giannetti. “Em geral, o alumínio é mais caro que o aço carbono e mais barato que a madeira e o aço inox. No entanto, é difícil responder a esta pergunta, pois existe uma grande variedade de linhas e acabamentos que fazem com que o preço varie.”
PERSPECTIVAS. E, ao que tudo indica, as soluções que empregam o alumínio não vão parar por aí. Segundo Maurício Miranda, o setor busca, incessantemente, sistemas construtivos mais racionais, que garantam maior eficiência de execução, sem desperdício de tempo e material. “Um sistema industrializado que torne o canteiro de obras um pátio de montagem de instalações previamente fabricadas”, conta. Dentro desse contexto, ele acredita que o alumínio, em suas diversas formas de aplicação, preenche todos os pré-requisitos de racionalidade exigidos. “Tornando-o material com presença certa no rol dos mais solicitados no futuro que se delineia para a construção civil.”
Ler mais: http://ibeinstituto.webnode.com.br/news/constru%C3%A7%C3%A3o%20civil%20aposta%20cada%20vez%20mais%20na%20leveza%20do%20aluminio/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt
(http://ibeinstituto.webnode.com.br/news/constru%C3%A7%C3%A3o%20civil%20aposta%20cada%20vez%20mais%20na%20leveza%20do%20aluminio/)
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença CreativeCommons. Para o uso dessas
...