Ética na Engenharia
Por: nwei • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 479 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
O COMPROMISSO ÉTICO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA
Natalia Pereira Weisheimer
Aprovado no Brasil em 1979, e atualizado em 2002, o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia e da Meteorologia, se responsabiliza pela regulação da cultura ética para profissionais e estudantes de todas as áreas citadas. Os profissionais devem se preocupar em encontrar soluções tecnológicas e sustentáveis que sejam do interesse humano, respeitando os princípios morais e éticos que regem nossa sociedade. Pensando nisso, foi desenvolvida a atividade a seguir com o objetivo de chamar a atenção para a ética em obras da engenharia.
- Identifique no noticiário e descreva uma atitude ou ação que:
Caracterize uma atuação social responsável da engenharia;
Caracteriza uma atuação, ou conflito, com a ética na engenharia.
Pode-se considerar uma atuação responsável da engenharia o desenvolvimento da nova tecnologia chamada "zippered tube" (tubo zipado) desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Illinois em parceria com O Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Universidade de Tóquio. Usando de técnicas de origami, os pesquisadores desenvolveram tubos com geometrias específicas que podem suportar grandes massas de carga, feitas de materiais como papel rígido, plástico ou metal, exemplificado pela figura 1.
[pic 1][pic 2]
Figura 1: exemplo de tubos feitos de papel rígido
Dependendo do tipo de dobra, o material fica com diferentes tipos de flexibilidade, possibilitando desdobrar e facilitar o transporte. A nova tecnologia, além de dar uma destinação interessante para esses materiais e contribuir com o desenvolvimento sustentável, também pretende transformar estruturas como móveis ou robôs microscópios. Os pesquisadores têm a intenção de explorar diferentes combinações de tubos e ângulos de dobragem para construir novas estruturas e aplicá-las em construções de larga escala, em dispositivos biomédicos e robôs.
Uma atuação de conflito seria a obra do viaduto da PR-445 em Londrina, que apresentou grandes rachaduras antes mesmo de ser inaugurado (ver figura 2). O problema foi constatado durante uma inspeção de fiscais do Crea-PR no dia 25 de setembro de 2015. O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem – órgão responsável pelas obras – José Ferreira Heidgger respondeu à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público atribuindo o acontecimento à heterogeneidade do solo, mas afirmou que isso não constitui um risco para a população e que as providencias tomadas para enfrentar a rachadura não comprometeriam a qualidade ou solidez da obra, nem a segurança das pessoas.
[pic 3][pic 4]
Figura 2: rachaduras no viaduto da PR-445
REFERÊNCIAS:
MACEDO, E. F. Breve Histórico do Código de Ética Profissional e de sua Aplicação no Sistema CONFEA/CREA. Disponível em: < http://www.confea.org.br/media/etica_historico.pdf >. Acessado em: 09 de outubro de 2015.
Origami: Uma Inovação na Engenharia Estrutural. Disponível em: < https://construcaocivilpet.wordpress.com/2015/09/30/origami-uma-inovacao-na-engenharia-estrutural/#more-3970 >. Acessado em: 08 de outubro de 2015.
SILVEIRA, F. Rachaduras do viaduto da PR-445 são reflexo da “heterogeneidade” do solo, diz DER. Jornal de Londrina, 09 de setembro de 2015. Disponível em: < http://www.jornaldelondrina.com.br/blogs/baixoclero/rachaduras-do-viaduto-da-pr-445-sao-reflexo-da-heterogeneidade-do-terreno-diz-der/ >. Acessado em: 08 de outubro de 2015.
...