A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: Tiffany Xavier • 29/5/2019 • Ensaio • 825 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A massa específica de uma substância é a razão entre a massa de uma porção compacta e o volume ocupado por ela. Determinada pela medição do volume de sólidos via deslocamento de líquidos e normalmente usam-se medidas volumétricas para quantificar os objetos (Paulo Ivonir Gubiani). O objetivo deste trabalho foi substituir a etapa de medição de volume de líquido deslocado pela pesagem da massa do líquido deslocado e apresentar a massa especifica.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A massa especifica Definimos a massa especifica dessa substância através da razão entre a massa (m) de uma porção compacta e homogênea dessa substância
e o volume (V) ocupado por ela. 3 METODOLOGIA
A experiência foi realizada no Laboratório de Física da Universidade Federal de Itajubá na tarde do dia 8 de abril de 2019 e todos os materiais utilizados são da universidade.
3.1 Materiais utilizados
Uma balança tríplice escala JB;
Um objeto de ferro;
Um objeto de alumínio;
Proveta para medir o volume de água antes e depois com os objetos;
Cronômetros, para medidas do tempo de oscilação do pêndulo.
3.2 Procedimento
Após discussão sobre a constituição dos objetos, ferro e alumínio, acertou-se a balança para fazer as medições da massa de cada um deles. Verificou-se a nivelação do material e ajustou-se o parafuso da base para medir corretamente e assim minimizar os erros. Após anotar as medidas, encheu-se uma proveta ate certo volume inicial, e sucessivamente colocou-se o objeto A (ferro) dentro, para
analisar o volume deslocado de agua e com isso calcular o volume dos materiais, repetindo o procedimento com o corpo B(alumínio). Com o calculo do volume, foram efetuadas contas para obter a massa especifica de cada um deles atentando em cada conta para os algarismos significativos, erros e unidades de medida. Posteriormente, analisou os resultados com os outros grupos no laboratório, e com isso foram feitos cálculos da media, do desvio padrão e dos erros relativos, a fim de comparar os dados obtidos por cada grupo e o comportamento entre si.
3.3 Dados obtidos
Tabela 1- A massa dos objetos utilizados.
Tabela 2- Experimento da proveta, volumes e massa especifica:
Tabela 3- Cálculo da media, desvio padrão e erros relativos:
MASSA DOS OBJETOS
ERRO
ALUMINIO
26,5g
0,2
FERRO
35,4g
0,2
EXPERIMENTO DA PROVETA
VOLUME INICIAL
VOLUME FINAL
ERRO
VOLUME DOS OBJETOS
MASSA ESPECIFICA
ERRO
ALUMINIO
52,3ml
64,5ml
0,5
12,2m3
2,17
0,09
FERRO
76,3ml
82,1ml
0,5
5,8m3
6,1
0,6
EXPERIMENTO
...