Praticas introdução a docencia
Por: deborapaola • 19/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 1.040 Visualizações
UNIP INTERATIVA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)
Campos do Jordão
2015
UNIP INTERATIVA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)
Alunos:
Adriana Helena Gonçalves Pinto RA: 1518334
Débora de Oliveira Ferreira RA: 1505238
SUMÁRIO
- REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
- Educação? Educações: aprender com o índio
Reflexão do grupo
- O fax do Nirso
Reflexão do grupo
- A história de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)
Reflexão do grupo
- Uma pescaria inesquecível
Reflexão do grupo
- A folha amassada
Reflexão do grupo
- A lição dos gansos
Reflexão do grupo
- Assembleia na carpintaria
Reflexão do grupo
- Colheres de cabo comprido
Reflexão do grupo
- Faça parte dos 5%
Reflexão do Grupo
- O Homem e o Mundo
Reflexão do grupo
- Professores reflexivos
Reflexão do grupo
- Um sonho impossível?
Reflexão do grupo
- Pipocas da vida.
Reflexão do grupo
Introdução
Este trabalho apresenta uma breve análise reflexiva e crítica sobre os textos designados. Os treze textos que nos foram propostos, em todos eles procuramos ressaltar pontos interessantes para reflexão educativa. Esperamos, portanto, colaborar para o desenvolvimento de estratégias interessantes para a leitura e aprendizagem dos nossos alunos, buscando despertar a vontade e ensinando sempre a respeitar o ponto de vista de cada um.
- REFLEXÕES REFENTES AOS 13 TEXTOS
- Educação ? Educadores: Aprender com o Índio
Reflexões:
Todo tempo em qualquer lugar estamos aprendendo e ensinando. Não é só na escola que esse processo acontece. Como professor, tenho que estimular e formar o indivíduo para a sociedade de forma que não estagne o seu conhecimento; precisamos respeitar o seu conhecimento prévio para que tenha significado os conteúdo; desta forma, o aluno se sinta estimulado a aprender e automaticamente evoluir a sociedade. Neste sentido, como professor não posso me prender somente a uma verdade absoluta, ser apenas um reprodutor de conhecimento, como verdadeiro educador devo sempre me aperfeiçoar e trocar experiências enriquecendo ainda mais a minha prática e desta forma colaborar na formação de uma sociedade mais evoluída. Portanto, educar é estar em constante reciclagem em nossas ideias, é ensinar e aprender todos os dias.
A educação deve priorizar além dos conteúdos, o senso crítico dos alunos formando agentes modificadores da realidade e não meros reprodutores de conhecimento.
1.2 Fax do Nirso
Reflexões:
O mercado de trabalho está mais evoluído que o aprendizado nas escolas. Enquanto nas escolas temos que acumular conhecimentos e diplomas, o mercado está buscando novos profissionais que não só dominem a teoria, mas tenham habilidades e competências úteis a sua função.
Não que a educação esteja perdendo espaço, não é isso, pois em vários setores há a necessidade de profissionais graduados e pós-graduados para efetivo desempenho da função a que é destinado. O texto nos traz a questão da separação da educação formal em relação às necessidades do mercado de trabalho e também da força da educação informal, inclusive àquela que se dá na prática, no exercício do trabalho.
1.3 Chapeuzinho Vermelho (Versão do Lobo )
Reflexões:
Mudar o ponto de vista é um exercício indispensável para a desconstrução de verdades únicas e fixas. Embora não se possa deixar de considerar que a natureza devoradora do lobo desapareceu. E a ternura... Deixou a desejar.
Estamos estagnados em aprendizado tendo pouco espaço para novos pensamentos, não temos muitas oportunidades para isso. Mas mesmo assim temos que estimular nossos alunos a nunca se prender a uma só ideia sem excluir a opinião já formada, toda história deve ser vista como um prisma analisando suas multifaces devemos aprender a ver os dois lados de cada situação. Toda notícia, livro..., tem seus interesses e interessados, não devemos perder a visão argumentativa e o olhar critico.
1.4 Uma Pescaria Inesquecível
Reflexões:
Ética é ter disciplina, é ter respeito, é ser fiel aos princípios familiares, do trabalho e da sociedade sem precisar, para isso, ser supervisionado por alguém. Isto não é fácil, ainda mais no Brasil, onde conhecemos o velho "jeitinho brasileiro”. A ética deve ser a primeira qualidade de um educador, pois formaremos muitas vezes seguidores de nossos exemplos. O professor, muitas vezes é a única referência positiva que o aluno tem.
1.5 Folha Amassada
Reflexões:
Um professor tem que se adaptar a situações e problemas diferentes para educar e se relacionar com diferentes tipos de alunos. Em muitos momentos, emergirão determinadas situações que o professor deverá propor reflexões para o aluno, permitindo que ele se auto avalie diante das atitudes que se tem na vida.
Quando nos deparamos com alunos explosivos temos que demonstrar que sua atitude faz mal aos demais e a ele próprio, saber o motivo de tal comportamento ajuda a auxiliar a mudança de atitude. . O professor não será apenas modelo na escola, mas um modelo na vida. Por isso, entende-se que ser educador não é apenas uma profissão, ser educador é algo muito maior, muito mais alto: é uma vocação, é uma missão.
...