MODELO DE GESTÃO, AÇÕES E TRANSIÇÃO PARA O INTRA EMPREENDEDORISMO
Por: Sena937 • 17/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.511 Palavras (7 Páginas) • 351 Visualizações
MODELO DE GESTÃO, AÇÕES E TRANSIÇÃO PARA O INTRAEMPREENDEDORISMO
EcoPlástico
Para chegar ao intraempreendedorismo é necessário que haja uma clara e direta mudança da cultura organizacional, reforçando a importância e possibilidade dos colaboradores colocarem ideias em prática e criar novos processos e produtos dentro da empresa.
A ação de intraempreender dentro da EcoPlástico, permite ao colaborador colocar sua ideia como um processo que visa identificar, desenvolver e implementar novas oportunidades que criarão valores para a empresa. Os responsáveis pela gestão da organização devem garantir que as mudanças, tanto de infraestrutura quanto de pensamento, sejam implementadas. Além disso, os colaboradores devem ter a liberdade para criar sem que haja forte influência dos gestores acima deles hierarquicamente.
O primeiro passo é estabelecer uma cultura que favoreça o aprendizado e a troca de informações entre colaboradores, que devem ter um tempo dedicado exclusivamente à atividade de criação. Outro ponto importante é o entendimento de que erros acontecem, o intraempreendedor aplica os comportamentos empreendedores em benefício da EcoPlástico, assumindo e dividindo os riscos das ações com a empresa. E que eles não devem ser punidos, mas entendidos.
Além disso, a criação de métodos de incentivo, como bônus, promoções, plano de carreira e principalmente reconhecimento do trabalho realizado são essenciais para o êxito na transição para a cultura de intraempreendedorismo.
Esse novo modelo de gestão permite uma aproximação com os colaboradores, permitindo assim, deixar as desavenças de lado e caminhar com um só propósito, visando a satisfação do
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA 4
3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA ESQUINA DA ECÔNOMIA 5
3.1 GESTÃO DE PESSOAS 5
3.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 5
3.3 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO 5
3.4 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 6
3.5 CULTURA ORGANIZACIONAL 6
4 APRESENTAÇÃO FINANCEIRA 7
4.1 BANCO A 7
4.2 BANCO B 7
4.3 BANCO C 8
4.4 BANCO D 9
4..5 COMPARATIVO FINANCEIRO 9
5 CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO 12
5 MISSÃO, VISÃO E VALORES 12
5.2 PRETENÇÕES DA EMPRESA PARA OS PRÓXMOS 5 ANOS 12
6 RESPONSÁBILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 13
7 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 - INTRODUÇÃO
Para a Ampliação da empresa do ramo alimentício Q-Barato eu realizei uma pesquisa, qualitativa e quantitativa extremamente minuciosa da empresa: Esquina da Economia. Essa empresa do ramo alimentício atua no conjunto Parque dos faróis na cidade de Nossa Senhora do Socorra-SE com excelente desempenho. Por meio de pesquisa, analisaremos essa empresa de forma sistematizada nos campos apresentados a segui: Recursos Humanos, Planos estratégicos, Responsabilidades sociais e pretensão de crescimento. Conseguiremos então nos inspirar para reorganizar a empresa Q-Barato e entregar ao grupo econômico o relatório que nos foi solicitado.
Também realizamos uma analise de quatro opções de banco onde o grupo econômico poderá retirar o empréstimo para implantação das novas lojas e desenvolvimento da linha de produtos de fabricação própria.
2 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA
Esquina da Economia
Endereço: Rua 23, 649, Conjunto Parque dos Faróis – Nossa Senhor do Socorro , SE - Brasil – 49160-000.
Ramo de Atividade: Supermercado e padaria voltada para o varejo. O supermercado oferece varias opções de marcas com preço competitivo aos muitos concorrentes da redondeza, detendo a maior fatia do mercado local. O número atual de funcionários diretos e indiretos é de 13 – sendo eles, Atendentes, Caixas, Carregadores, Padeiro e Direção. O supermercado Esquina da Economia deseja aumenta sua fatia de mercado, área de atuação e consequentemente o número de funcionários.
3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA COMERCIAL DE ESQUINA DA ECÔNOMIA
3.1 - GESTÃO DE PESSOAS:
A empresa não possui um setor especifico de recursos humanos, as contratações e treinamento são feitos pelos próprios funcionários. Pagamentos de salários, férias e demais atividades relacionados a gestão de pessoas são feitos pelo próprio proprietário.
3.2 - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:
O recrutamento de novos funcionários é feitos por meio de entrega e seleção de currículos, deixados no balcão. Esses currículos são encaminhados ao proprietário, onde o principal critério de avaliação é a experiência do candidato para a vaga em aberto. O supermercado Esquina da Economia prefere contrata pessoas da própria localidade.
3.3 – PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO:
Os novos funcionários se submetem a um rico treinamento pratico fornecido pela própria empresa. Para integrar com maior eficiência esses novos funcionários a equipe, os mesmos são encaminhados a seus respectivos setores, para receber treinamento do funcionário mais experiente responsável pelo setor, o mesmo é responsável por mostrar ao novato como desempenhar seu serviço da maneira que da certo na empresa, nesse treinamento prático é apresentado o dia a dia da empresa. Por exemplo: Os novatos contratados para a padaria, recebe orientações do padeiro, de como armazena e manusear o pão, eles também recebem dicas de higiene e cuidados especiais. Além disso, nos setores relacionados ao atendimento direto dos clientes é presentados métodos de como reagir em cada situação, também é aconselhado a manter uma relação amigável com os clientes, para eles se sentirem como “parte da família”
...