O TRABALHO ESTATISTICA
Por: Alife Silva De Moraes • 21/8/2022 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
1- Quais as diferenças entre conhecimento mítico, senso comum e conhecimento racional (filosófico/científico? Referência: matéria vista em aulas orais.
R=Mítico: tratasse de algo fabuloso, divindades e mitos. Conhecimento mítico: uma maneira de explicar o mundo é tudo que nele há através das divindades, fantasias é poderes sobrenaturais, sem pensamento logico racional. Senso comum: é a maneira de explicar ou entender o mundo é o universo, através da própria observação, é experiência do indivíduo, sem comprovação ou testes. Conhecimento racional: conhecimento alicerçado na lógica e em leis pré-existentes validas, maneira de explicar as coisas baseado em fatos, testes, leis é comprovações cientificas.
2- Em que se caracteriza o conhecimento científico? Referência: texto de Chauí do livro Convite à filosofia.
R= O conhecimento científico é objetivo, investiga padrões universais e obrigatórias para todas as coisas.
É quantitativo: busca padrões em coisas altamente relativas.
É homogêneo: procuram leis universais que funcionam para todas as coisas.
É generalizador: Junta elementos individuais, com funcionamento diferentes, é com mesmas leis e mesma medida, para demostrar através de estudos que todas elas possuem uma mesma estrutura.
3- Fale sobre a Física de Aristóteles elencando suas principais características. Referência: texto de Chauí do livro Convite à filosofia. R= Para Aristóteles um objeto físico possui duas características, primeiro: esse objeto existe sem depender das vontades humanas. Segundo: está em movimento e sofrendo mudanças em seu estado de quantidade ou qualidade. Para Aristóteles a física estuda os seres que estão inseridos nesse processo de mudança.
4 Quais as três grandes concepções de ciência com suas principais características? Referência: texto de Chauí do livro
As três grandes concepções da ciência são: racionalismo, o empirismo e o construtivismo. Racionalismo tem como o foco a matemática, as áreas da ciência são comprovadas pela matemática sem deixa uma dúvida sequer. O empirismo chegava na elaboração de teoria é leis através das observações e experimentos. Enquanto o construtivismo seria uma construção de modelos que forneciam o máximo possível para compreensão da natureza, mas não eram absolutos.
5 Fale sobre os conceitos de ciência de Bachelard, Khun e Popper. Referência: texto de Chauí do livro Convite à filosofia.
Bachelard: é o criador da expressão ruptura epistemológica, um conceito que é aplicado quando ocorre uma descontinuidade cientifica, quando os pesquisadores precisam renunciar as tecnologias é metodos que empecilham seu entendimento sobre o conteúdo estudado, surgindo assim novas tecnologias e metodos científicos. Khun: a ciência é criada quando toda as tecnologias, testes, observações e experimentações formam um todo sistemático, possibilitando o conhecimento de várias causas e fenômenos. Popper: para popper, quanto mais a ciência tiver fatos inéditos que podem torna-la falsa, mais mudanças e variações ela terá, pois, a ciência será medida não por sua verdade, mas pela probabilidade de ser falsa, sendo
...