PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Por: rpudu • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.417 Palavras (10 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
INTERATIVA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
RENATO PEREIRA UDUWANAGE (RA: 1510618)
BRASÍLIA VI - SUDOESTE
2016
RENATO PEREIRA UDUWANAGE (RA: 1510618)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
TEMA: “EDUCAÇÃO FINANCEIRA”
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Licenciatura Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo professor Francisco de Moura e Silva Junior.
BRASÍLIA VI - SUDOESTE
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................…......04
2. OBJETIVOS ..................................................................................……....04
3. JUSTIFICATIVA ……………………………………………………………….04
4. DESENVOLVIMENTO ..................................................................…..…...05
4.1 REFERENCIAL TEÓRICO..............................................…..….....05
4.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .......................…..….....06
4.2.1 Ambientes e Público-alvo ..................................………...06
4.2.2 Desenvolvimento metodológico ....………………….........06
4.2.3 Tempo de duração do projeto e cronograma ....………...09
.
5. RESULTADOS ESPERADOS ............................................................…...09
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................…....10
REFERÊNCIAS ....…..............................................................................…...10
APÊNDICE I ……………………………………………………………………….11
1 INTRODUÇÃO
A grave crise econômica que assola o Brasil a mais de um ano trouxe novamente o fantasma da inflação, vilão da economia nos anos 80. A chamada inflação, como ocorreu nesse passado próximo, continua corroendo o orçamento familiar, trazendo perda salarial, perda no poder de compras e também o temido desemprego. Nesse cenário de crise cresce de importância o conhecimento de como lidar com as finanças.
Apesar da média salarial em Brasília ser acima da média nacional, principalmente para o funcionalismo público, muitos dos que não o são, como os que trabalham no comércio, possuem média salarial baixa, o que os torna mais suscetíveis a perdas e ao endividamento, em virtude de não possuírem conhecimento sobre educação financeira, dentro de um cenário de instabilidade econômica.
O presente projeto sobre “Educação Financeira” vem atender ao apelo da comunidade do Cruzeiro Novo em relação ao tema, em virtude da grande importância do assunto para o bem-estar da família, visto que o orçamento familiar, quando mal administrado, pode trazer desconforto para seus integrantes e, até mesmo, gerar uma crise familiar pelo consequente prejuízo em atender as necessidades básicas.
2 OBJETIVOS
Promover palestra para a comunidade do Cruzeiro Novo e entorno com a finalidade de fornecer informações sobre o tema “Educação Financeira”, apresentar ferramentas para um efetivo controle financeiro e elucidar questões sobre gastos mensais, investimentos e fontes de renda alternativas.
3 JUSTIFICATIVA
O crescente nível de endividamento das famílias da classe B e C em virtude da grave crise econômica poderia ser amenizado se esse público tivesse conhecimento sobre as teorias e técnicas da educação financeira. Esse projeto vem justamente apresentar um canal para que esse público obtenha informações valiosíssimas sobre questões financeiras, como controle financeiro, investimentos e métodos para sair do endividamento, a fim de que essas famílias possam ter uma melhor qualidade de vida.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 REFERENCIAL TEÓRICO
A importância dos projetos como parte de uma nova metodologia de ensino se traduz na busca de uma renovação da tradicional maneira de se ensinar, e vem em sintonia com as ideias de Gadotti sobre o tema:
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores (Gadotti 1994, p 579).
O tema da presente disciplina traz a palavra “integrar”, que no dicionário Aurélio significa “(…) fazer parte de, juntar, incorporar-se”. A descrição do significado dessa palavra com o restante do tema dessa disciplina: “integração comunidade x escola”, descreve bem o papel que a comunidade deve desempenhar para que tenhamos uma escola compartilhada com a sociedade, e que dela deve fazer parte, incorporar-se, para que a comunidade se beneficie e tenha seus anseios atendidos, como nos ensina Marques:
...