PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE
Por: Rosangela Das Graças • 5/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.220 Palavras (13 Páginas) • 4.725 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
ROSANGELA DAS GRAÇAS DA SILVA
RA: 1210779
POLO SANTO ANDRÉ
2015
ROSANGELA DAS GRAÇAS DA SILVA
RA : 1210779
POSTAGEM 2: ATIVIDADE
2 PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof.(a). Raquel Bokums.
POLO SANTO ANDRÉ
2015
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO 3
1 Objetivos 3
1. 1 Objetivos específicos:
Justificativa 4
Desenvolvimento 5
Resultados Esperados 7
Considerações Finais 8
Referências 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa conhecer o que é o trabalho Docente. A organização envolvida neste trabalho e os planos desenvolvidos, monitorados e concluídos. Conforme é de conhecimento geral a dificuldade organizacional, estrutural, a direção tem se empenhado em suprir as deficiências e de encontrar soluções e dissuadir o orçamento insuficiente. Além do mais, a comunidade, como todos os cidadãos têm o direito ao acesso à Educação e suas normas conforme o cumprimento da (LDB), Lei de Diretrizes e Base da Educação que revela e regulariza o sistema de Educação regulamenta os princípios da Constituição Federal de 1988. Estas leis garantem também a formação de professores, falam do ambiente escolar onde se desenvolve a capacidade de raciocínio do senso lógico, tendo por fim a didática sendo fundamenta a construção de conhecimento, pois é através deste processo que o aluno entenderá seus direitos e deveres civis, político e sociais. Neste contexto a Lei (LDB), define o papel do professor nessa integração entre escola e comunidade visando a construção de um futuro melhor. Através desta analise a uma grande expectativa da comunidade em relação ao trabalho da escola. Dado realizado comprova que o aprendizado será o conhecimento da realidade em que vivem os alunos da escola objeto de estudo, especialmente em termos socioeconômico e cultural. Por outro lado, observa que muito aluno tem tido certo desconforto, resultando um baixo índice de rendimento escolar, é necessário ser tomada decisões em relação ao que se vai ensinar e estimular os alunos. Com isso seremos ajudados a entender melhor o aluno, bem como abriremos novos horizontes dentro dessa perspectiva.
Objetivos
O propósito é assegurar a importância da participação da comunidade nas atividades escolares. Tanto a escola como a comunidade, compreenderem as leis e sobre a integração entre a escola e a comunidade e o papel do professor nesta questão.
Objetivos específicos:
Alem de incentivar a participação da comunidade como também motivar o desenvolvimento dos alunos;
Progredindo ate atingir o seu montante nas atividades avaliativas;
Para isso é necessário obter uma parceria com a própria comunidade nas atividades e eventos da Escola, bem como refletir sobre vários pontos de vista subsistentes no meio escolar e familiar.
Certamente adaptando através de varias atividades interativas resultando em melhoria num ambiente escolar;
Aumentar o rendimento dos alunos nas atividades avaliativas;
Proporcionar outras atividades interativas a melhoria do ambiente escolar;
Alem do mais procurar desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto;
Por fim, incrementar a imaginação, a criatividade, a concentração, a percepção visual e expressão artística.
Justificativa
O intuito deste projeto de integração: Escola e Comunidade tendo como proposta possibilitar uma aprendizagem que trará efeitos sólidos transformando o aspecto de vida. Instruir para uma vida em sociedade, inserindo num contexto de forma sistemática, contribuindo para torná-los cidadãos concientes dentro da sociedade, com grande competência, refletindo sobre suas decisões e as consequencias em suas vidas. Salientar que este projeto é recuperar os valores que foram perdidos com o passar do tempo, e com isso fazer com que a comunidade perceba a realidade escolar, para incluí-los numa vida social e moral, ter noção qual são os desejos e sonhos que compõem a comunidade. Pode se conseguir isso através da participação destes em atividades e eventos da Escola, por meio da interação entre ambos. Esta conquista será realizada de um modo prazeroso para comunidade que infelizmente não participa nas atividades e nas reuniões de rotina dentro da Escola.
Desenvolvimento
A direção da E.E. “São João Evangelista” já por 66 anos na Região, tem esforçado manter um ambiente escolar adequado, é ciente por todos que os recursos do Fundo Rotativo para fazer pequenos reparos como: vidros quebrados, cadeiras quebradas, limpar a caixa d’água, etc. É do nosso conhecimento tendo uma estrutura nestas condições, alem da insegurança do ambiente, prejudica o aprendizado dos alunos. A gestão da escola tem se esforçado em não se abater com esta situação, ao contrario tem feito o que pode para deixar o ambiente melhor, focando “o ensino. Ademais, é necessária a cooperação de todos desde a comunidade, os docentes e os funcionários. O objetivo da gestão da Escola é cumprir os objetos propostos, um ensino de qualidade com comprometimento, a fim de concretizar e afirmar a elaboração e administração do projeto pedagógico, pautada nos princípios de uma democracia participativa, comunitária e ambiental, tornando-se um espaço cultural de socialização e desenvolvimento do aluno e preparando – o para exercício de sua plena cidadania. Ademais, implicar a comunidade na elaboração das propostas pedagógicas ajuda a manter um equilíbrio disciplinar e ético do aluno, esta parceria permite que a escola cumpra seu papel social, de modo que todos sejam construtores de conhecimentos e sintam parte integrante da Instituição. Objetivo da educação é favorecer uma ligação da família com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Por certo, temos consciência da Lei constitucional é:
...