Probabilidade e Estatística
Por: bpq17 • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 810 Visualizações
O déficit habitacional refere-se à quantidade de cidadãos sem moradia adequada em determinada região. A questão habitacional está relacionada a diversos fatores, tais como crescimento econômico, distribuição de renda e políticas públicas eficientes. Para o reconhecimento de alguns desses agentes é necessário o estudo do PIB.
O Produto Interno Bruto, conhecido pela sigla PIB, é um método somatório do valor dos bens e serviços finais em determinadalocalidade. Esse dado é o indicadorda atividade econômica e o nível de riqueza de uma região, e seu crescimento significa que quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.
Esses dados são averiguados frequentemente para comparar suas evoluções e a relação de semelhança entre eles, como se observa nos gráficos de Déficit Habitacional por Região e Participação no PIB nacional por Região extraídos do IBGE, 2006/2007.
O gráfico Déficit Habitacional por Região apresenta o maior déficit na região Sudeste, com aproximadamente 37%, em seguida a região Nordeste com o valor próximo a 32%, a região Sul em torno de 13%, após o Norte com estimativa de 10% e o menor índice encontra-se na região Centro Oeste com aproximado 8%.
No segundo gráfico, Participação no PIB nacional por Região, observa-se que o PIB mais elevado é na região Sudeste com índice próximo a 55%, abaixo está o Sul com aproximadamente 15%, o Nordeste em torno de 13%, o Centro Oeste com valor aproximado de 9% e o menor índice em torno de 5% é a região Norte.
Interligando as informações dos gráficos considera-se que a região Sudeste expôsaltos índices na escassez de moradia e na economia e riquezas.A região Nordeste tem o segundo maior déficit habitacional e a terceira maior participação no PIB, seguido pela região Sul com terceiro maior déficit e segunda melhor participação no Produto Interno Bruto. A região Centro Oeste tem o menor déficit habitacional e o segundo menor PIB, já o Norte tem o segundo menor déficit e o menor Produto Interno Bruto.
...