Áreas Da Estatística E Suas Caracteríticas
Seminário: Áreas Da Estatística E Suas Caracteríticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaniDias • 5/5/2014 • Seminário • 403 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Cite quais são as áreas da estatística e explique cada uma das áreas da estatística:
As áreas da estatística são três:
• Estatística Descritiva
• Probabilidade
• Inferência Estatística
• Estatística Descritiva
A Estatística Descritiva pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir dados, a fim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse. Em geral utilizamos a Estatística Descritiva na etapa inicial da análise quando tomamos contato com os dados pela primeira vez. Objetivando tirar conclusões de modo informal e direto, a maneira mais simples seria a observação dos valores colhidos. Entretanto ao depararmos com uma grande massa de dados percebemos, imediatamente, que a tarefa pode não ser simples. Para tentar retirar dos dados informações a respeito do fenômeno sob estudo, é preciso aplicar algumas técnicas que nos permitam simplificar a informação daquele particular conjunto de valores. A finalidade da Estatística Descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender, de relatar e discutir. A média industrial Dow-Jones, a taxa de desemprego, o custo de vida, o índice pluviométrico, a quilometragem média por litro de combustível, as médias de estudantes são exemplos de dados tratados pela Estatística Descritiva.
• Probabilidade
A Probabilidade pode ser pensada como a teoria matemática utilizada para estudar a incerteza oriunda de fenômenos que envolvem o acaso. Jogos de dados e de cartas, ou o lançamento de uma moeda para o ar enquadram-se na categoria do acaso. A maioria dos jogos esportivos também é influenciada pelo acaso até certo ponto. A decisão de um fabricante de cola de empreender uma grande campanha de propaganda visando a aumentar sua participação no mercado, a decisão de parar de imunizar pessoas com menos de vinte anos contra determinada doença, a decisão de arriscar-se a atravessar uma rua no meio do quarteirão, todas utilizam a probabilidade consciente ou inconscientemente.
• Inferência Estatística
Inferência Estatística é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir de subconjuntos de valores, usualmente de dimensões muito menores. Deve-se notar que se tivermos acesso a todos os elementos que desejamos estudar, não é necessário o uso das técnicas de inferência estatística; entretanto, elas são indispensáveis quando existe a impossibilidade de acesso a todo o conjunto de dados, por razões de natureza econômica, ética ou física. Estudos complexos que envolvem o tratamento estatístico dos dados, usualmente incluem as três áreas citadas acima.
...