A Ascensão da Fibra Ótica no Brasil
Por: henyo • 23/6/2022 • Artigo • 1.710 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
A ascensão da Fibra óptica no Brasil
Fernando Franco¹, Henyo Nunes¹, Lucas Zatt¹, Prof. Brunno José Fagundes¹
1 Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação – Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - 96815-900 - Santa Cruz do Sul – RS – Brazil
{fernandofranco,henyo,lucaszatt}@mx2.unisc.br
Abstract. The Optic Fiber has been present in our day-to-day basis for a good while, being one of the fastest most trusted ways of communication as of now, however it is not present everywhere, making so other ways of communication have to be used. This article has as the main point: (1) Understand how it works and how present it is in our country. (2) Analize other options for communication for when the Optic Fiber is absent.
Resumo. A Fibra óptica está presente em nosso cotidiano a um demasiado tempo, um dos meio de comunicação mais rápidos e confiáveis da atualidade, entretanto, o mesmo não está presente em todos os locais, fazendo assim, que sejam utilizados outros meios de comunicação. Este artigo tem como finalidade: (1) Entender como funciona e o quão presente a fibra óptica está em nosso País. (2) Analisar outras opções de comunicação, quando a fibra óptica não estiver presente.
Introdução
Comumente encontrada no nosso dia-a-dia, a fibra óptica vem crescendo e se destacando entre os meios de comunicação mais utilizados em nosso País, em grande maioria devido a sua rápida velocidade de entrega e inferior perda de sinal, em relação aos outros meios de comunicação.
Entretanto, existe uma parcela de usuários que ainda não utilizam a fibra óptica como meio de comunicação, alguns por escolha própria, e, em sua grande maioria, devido a fatores externos, compreenderemos quais empecilhos comprometem a não utilização da tecnologia, e quais são as alternativas para suprir a necessidade na falta dela.
Ao decorrer deste documento, será visto, na ordem citada, seu funcionamento e usabilidade no Brasil, Alternativas para suprir a ausência da tecnologia em determinadas regiões, e a conclusão, baseada nos itens anteriores.
A Fibra óptica
As fibras ópticas são construídas por um núcleo, interface e capa protetora, sendo que o núcleo é onde a luz (informação) viaja, a interface é o material óptico externo que circula o núcleo e reflete a luz de volta a ele e a capa protetora protege ambos de danos externos.
Existem fibras ópticas monomodo e multimodo. As fibras monomodo transmitem luz infravermelha e as multimodo (também chamadas de núcleo maiores) transmitem infravermelha através de LEDs. Também existem fibras ópticas feitas de plástico com um núcleo ainda maior e transmitem luz vermelha visível provenientes dos LEDs.
[pic 1]
Figura 1. Estrutura da Fibra Optica incluindo quatro partes como o núcleo, casca, buffer e capa protetora por Satish Addanki, 2018
Para chegar a casa das pessoas, os cabos de fibra óptica fazem curvas, portanto é necessário um processo de reflexão interno para que a luz seja transmitida ao longo do caminho que o cabo percorre, a luz viaja através do núcleo, refletindo na interface, esse princípio se chama Reflexão Interna Total. Como a interface não absorve nenhuma luz do núcleo a onda luminosa pode viajar grandes distâncias, porém uma parte do sinal luminoso pode se degradar dentro da fibra caso haja impurezas no vidro da interface.
Os sistemas de transmissão por fibra óptica inclui o transmissor que produz e codifica os sinais luminosos, a fibra óptica que conduz os sinais luminosos, o regenerador óptico que pode ser necessário para intensificar o sinal luminoso quando se trata de grandes distâncias, e o receptor óptico que recebe e codifica os sinais luminosos.
A tecnologia no Brasil
Apesar de ter sua existência teorizada e confirmada a muito tempo, a fibra óptica começou a se popularizar no brasil somente em meados de 2013, e em 2017 tendo um pico de usabilidade até chegar ao topo da liderança de conexões, em janeiro de 2020, conforme figura 2, e desde então, sendo a mais utilizada para acessos, conforme dados obtidos na Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações).
[pic 2]
Figura 2 Evolução dos acessos da Banda Larga Fixa por Meio de Acessos
Em 2020, após levantamento realizado pelo indicador da NIC(Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), foi mostrado que à cada 10 provedores de internet, 9 já ofereciam a tecnologia, um total de 91% dos provedores, sendo disparada a tecnologia mais utilizada e mais oferecida no País, porém, como citado anteriormente, a tecnologia necessita de cabos para realizar a comunicação, cabos esses que são caros e juntamente com outros fatores, como por exemplo: manutenções, falta de demanda, entre outros, torna-se inviável em cidades com pouca procura, fazendas e locais mais remotos. Se tornando necessário buscar alternativas para suprir a demanda.
Alternativas
Atualmente, a internet via rádio é muito utilizada, normalmente operando em frequências de 2.4 GHz e 5 GHz no padrão 802.11, sendo uma alternativa viável em locais onde obstáculos ou grandes distâncias impedem a instalação de rede cabeada, pois as ondas de rádio são capazes de percorrer longas distâncias e penetrar construções.
Os provedores de internet via rádio devem possuir torres de internet distribuídas pela cidade que transmitem o sinal para as residências, tais torres são
conhecidas como POPs (Point of Presence). Quanto às residências dos clientes, deve ser instalado uma antena para captar o sinal, que será transportado ao modem através de um cabo, que por sua vez, possibilitará a conexão.
[pic 3]
Figura 3. Exemplo de conexão via rádio. Imagem pelos autores.
Esta tecnologia apresenta algumas falhas, pois ondas de rádio acima de 100 MHz trafegam praticamente em linha reta concentradas em uma faixa estreita, o que exige um bom alinhamento das antenas, fator que pode ser comprometido até mesmo pelo vento. Além disso, tais transmissões são muito suscetíveis a interferências, que podem ser provocadas por obstáculos, mau tempo ou fontes que geram sinal na mesma frequência.
Em relação ao preço da internet via radio, é a opção mais acessível, além de ter um baixo custo de manutenção, porém, a instalação da antena pode sair um pouco mais cara. Vale citar também, que a sua velocidade não é muito elevada, ficando entre 1MB e 10 MB para planos residenciais.
...