A Estatística e Probabilidade
Por: marcelo.elias.ba • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 303 Visualizações
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Período: 4 º
Turno: noite
ATPS
Probabilidade e
Estatística
Professor Romildo
Belo Horizonte, 19/05/2014
Aluno: Marcelo Elias de Barros
RA: 6446299582
Aluno: Georgia Máreia Marcelino de Moura
RA: 0991011144
ÍNDICE
Relatório I – Introdução ao Estudo Estatístico
1. Fases do Método Estatístico 03
2. Pesquisa de Mercado 11
3. Definição do Ramo de Atuação 23
Relatório II – Avaliação do Funcionamento da Empresa SI Soluções em
Informática Ltda.
1. A Empresa 23
2. Avaliação 26
3. Pesquisa de Satisfação 29
Relatório I – Introdução ao Estudo Estatístico
1 . Fases do Método Estatístico
Podemos dividir o método estatístico nas seguintes fases:
• Planejamento
• Coleta de dados
• Crítica de dados
• Apuração de dados
• Exposição ou apresentação de dados
Planejamento
A etapa de planejamento consiste em projetar a maneira como serão realizadas às fazes seguintes, determinando o objetivo da pesquisa e os métodos que serão utilizados. Nesta etapa também são definidas as características da amostra, o método de aquisição e de processamento de dados, entre outros detalhes.
Coleta de Dados
A qualidade das conclusões e soluções tiradas a partir de um estudo estatístico estão diretamente ligadas à qualidade dos dados obtidos. Para garantirmos esta qualidade podemos seguir algumas orientações:
• Definir claramente a situação ou problema a ser enfrentada, e os objetivos com relação aos dados que serão obtidos;
• Avaliar e utilizar sistemas de medição que tenham capacidade sufi ciente de medição;
• Realizar cálculos e leituras com a máxima atenção para evitar distorções;
• Utilizar métodos adequados para a coleta de dados de acordo com cada caso estudado.
A coleta dos dados numéricos pode ser direta ou indireta.
Na coleta direta, os dados são obtidos diretamente através de questionários, inquéritos, ou coletados pelo próprio pesquisador através de levantamento de registros (nascimentos, óbitos, casamentos, impostos, etc.). A coleta direta pode ser classificada quanto ao fator tempo como:
• Contínua: quando feita continuamente, como registro de nascimentos, frequência de alunos às aulas, etc.
• Periódica: quando feita em intervalos constantes de tempo, como recenseamento demográfico, avaliações mensais dos alunos, etc.
• Ocasional: quando feitas em determinada situação para atender um objetivo especifico ou emergência, como pesquisa de um produto do mercado, no caso de epidemias que atingem um rebanho, etc.
Já na coleta indireta, a obtenção dos dados acontece por deduções a partir dos elementos conseguidos pela coleta direta, por analogia, avaliação, indícios ou proporcionalizarão. Com por exemplo, na coleta da média de reprovação em uma turma escolar a partir da coleta dos registros diários de frequência.
Crítica dos dados
Os dados coletados devem ser observados e criticados, à procura de falhas e imperfeições, sejam elas no planejamento (sistemáticas), aquisição ou armazenamento de dados, afim de não causarem futuros erros de apresentação e análise dos resultados.
A crítica é externa quando se refere a imperfeições existentes, por erros por parte do informante, seja por distração, erro de registro nas fichas, mal entendimento das perguntas feitas, ou demais fatores que possam interferir na resposta obtida. No caso da crítica interna, se diz respeito à verificação da exatidão das informações conseguidas, examinando as omissões e imperfeições, de forma que respondam com exatidão aos quesitos formulados.
Apuração de dados
Esta etapa consiste em resumir os dados através da soma e processamento dos mesmos. Neste sentido, há um trabalho de condensação e tabulação dos dados, que chegam até o analista de maneira desorganizada. Esta apuração possibilita uma melhor interpretação e distinção entre eles. Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.
Exposição ou apresentação dos dados
Os dados devem ser sempre apresentados de forma apropriada, seguindo os critérios determinados no planejamento e utilizados no processamento de dados. Esta exposição tem objetivo facilitar a análise daquilo que é objeto do estudo estatístico. Pode ocorrer de duas maneiras:
• Apresentação tabular: é uma apresentação numérica dos dados, que consiste em dispô-los em linhas e colunas de modo ordenado, seguindo algumas regras práticas adotadas pelo Conselho Nacional de Estatística. As tabelas, por exemplo, são utilizadas para organizar os dados e apresentá-los de maneira mais simples ao leitor.
• Apresentação gráfica: é uma apresentação geométrica dos dados. Os gráficos permitem uma melhor visualização e também uma análise mais detalhada dos dados apresentados.
Análise dos dados
Realizada as fases anteriores (Estatística Descritiva), fazemos uma análise dos resultados obtidos através dos métodos da Estatística Inferencial, que consiste em tirar conclusões e previsões sobre a população a partir de informações fornecidas por parte representativa dela (amostra). Sendo a ferramenta básica
...