A Inteligencia Coletiva
Por: Luannfa • 5/12/2018 • Monografia • 8.467 Palavras (34 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1] | ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | [pic 2] |
LUANN FERREIRA DE ALMEIDA
INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS
BARRA DO BUGRES
2013
LUANN FERREIRA DE ALMEIDA
INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Monografia apresentada ao departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário Dep. Estado Rene Barbour, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação sob orientação do professor Luciano Zamperetti Wolski.
BARRA DO BUGRES
2013
LUANN FERREIRA DE ALMEIDA
INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Banca Examinadora
____________________________________________
Prof. Luciano Zamperetti Wolski
Orientador
___________________________________________
Membro da Banca
____________________________________________
Membro da Banca
Barra do Bugres - MT, 00 de MES de 2013
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho de conclusão de curso a todas as pessoas que de forma direta ou indireta auxiliaram na conclusão do mesmo, dentre elas resalto: Heloiza M. Cristante, minha namorada e companheira, sempre me apoiando e incentivando e até mesmo me auxiliando nas pesquisas efetuadas no âmbito do projeto, Prof. Luciano Zamperetti Wolski e Prof. Raquel da Silva Vieira Coelho, que sem o auxilio dos mesmos se tornaria impossível a conclusão deste trabalho. Também aos meus pais, Selson Rocha de Almeida e Lucilé Ferreira de Almeida que sempre me apoiaram e incentivaram em todos os momentos.
AGRADECIMENTOS
Agradeço à minha família e a minha namorada Heloiza M. Cristante, pelo apoio e motivação.
Agradeço a todos os professores que contribuíram para minha formação durante a realização do curso de Ciência da Computação.
Agradeço em especial ao meu orientador Prof. Luciano Zamperetti Wolski e Prof. Raquel da Silva Vieira Coelho, pelos esforços dedicados ao auxílio na elaboração deste trabalho.
RESUMO
Este trabalho apresenta os conceitos de inteligência coletiva em redes sociais virtuais, mostrando a necessidade humana de se comunicar desde os primórdios da formação social. A importância da formação de grupos com interesses comuns para que possam cooperar na realização de tarefas e na transmissão de conhecimento e abrange os vários tipos de comunicação e seus conceitos, mostrando a evolução dos diversos meios de se comunicar existentes em especial as redes sociais. Trata ainda da inteligência coletiva, das suas formas de criação conscientes ou inconsciente, do seu potencial e dos seus conflitos, ressaltando a participação coletiva dos indivíduos na formação e na disseminação de conhecimento e ainda na mobilização social. Surge neste contexto questões a respeito da veracidade das informações que circulam na rede, e das novas formas de interação no ciberespaço, assim como a possibilidade dos próprios usuários serem moderadores de seus conteúdos, valorizando cada vez mais a sua participação nestes novos grupos sociais.
Palavras-chave: Redes sociais. Inteligência coletiva. Veracidade de informações.
ABSTRACT
This paper presents the concepts of collective intelligence in virtual social networks, showing the human need to communicate since the dawn of the social formation. The importance of the formation of groups with common interests so that they can cooperate in the execution of tasks and the transmission of knowledge and covers the various types of communication and their concepts, showing the evolution of the various means of communication existing in specific social networks. It also discusses the collective intelligence of its forms of conscious or unconscious creation, its potential and its conflicts, emphasizing the collective participation of individuals in creating and disseminating knowledge and even social mobilization. Arises in this context questions about the veracity of the information circulating on the network, and new forms of interaction in cyberspace, well as the possibility of the users are moderators of its contents, increasingly valuing their participation in these new social groups.
Keywords: Social networks. Collective intelligence. Veracity of information.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
CAPÍTULO I 10
1 REDES SOCIAIS 10
1.1 Comunicação 10
1.2 Tipos de Comunicação 11
1.3 Conceito de rede social 12
1.4 Histórico das redes sociais 13
CAPÍTULO II 15
2 INTELIGÊNCIA COLETIVA 15
2.1 Formas de criação de inteligência coletiva 16
2.2 O potencial da inteligência coletiva 17
2.3 Caso GoldCorp 18
2.4 LinkedIn 19
2.5 Youtube 19
2.6 Facebook: curtir, compartilhar e publicar 20
2.7 Inteligência coletiva e os conflitos 20
2.8 Mobilização Social 22
CAPÍTULO III 24
3 CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES NA REDE 24
3.1 WEB 2.0: As novas formas de interação no ciberespaço 24
3.2 A confiabilidade das informações 25
3.3 Usuários: Moderadores de seus conteúdos. 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30
INTRODUÇÃO
Redes sociais espalhadas pela ciberesfera disponibilizam aos seus seguidores conteúdos que vão desde dúvidas do cotidiano à assuntos científicos de grande importância. A inteligência coletiva que a algum tempo já vem ajudando a propagar a cibercultura, faz com que os indivíduos tenham a chance de expressar sua opinião de forma a agregar valores e ideias aos grupos ao qual ele participa. Toda informação destes espaços contribuem para a formação dos indivíduos que estão ligados a rede, e desperta nestes curiosidade para buscar mais informações, pois estes sabem que tal busca pode ser sanada devido a dimensão, a quantidade e a diversidade de assuntos inserido na ciberesfera.
...