A Lógica de Programação
Por: Clau Moreira • 2/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 945 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
JAVA BÁSICO
- Lógica de Programação
- Construção de algoritmos
- Noção em sistema operacional: Windows, Linus, MacOS
Para executar um programa, precisamos transforma-lo em uma linguagem de máquina ou linguagem
de baixo nível. A linguaguem de máquina é a linguaguem que os computadores entendem. Chamamos
a transformação dessa linguaguem de compilação.
Bytecodes (códigos compilados em Java) são interpretados e executados pela JVM (Java Virtual
Machine). Isso significa que, sem a JVM, os programas em Java não funcionam.
JVM é formada pelo conjunto de: Instruções, registradores, pilha, garbage, área de memória.
Linguagem de alto nível é o código-fonte
Orientação a objetos é um modelo de programação direcionado a um elemento real e concreto. A
estrutura básica está definida por um conjunto de classes que definem os objetos presentes no
sistema de software. Além da definição do relacionamento com outros objetos, cada classe
estabelece o comportamento e os estados possíveis de seus objetos (atributos) por meio dos
métodos.
Sintaxe é a maneira estrutural de escrever os comandos que serão interpretados e traduzidos
pelo programa de compilação, para execução na linguagem de máquina.
Semânticas são normas e regras estruturais que compõem um determinado padrão para as diferentes
linguagens de programação.
CLASSES: o nome da classe deve ser um substantivo com a primeira letra maiúscula. As demais
letras escritas são escritas em minúscula.
Exemplo: public class Pessoa
No caso de nome composto, o primeiro e o segundo nome devem começar com letras maiúsculas.
Exemplo: public class PessoaFisica
Não devemos utilizar espaços em branco para separar os nomes.
INTERFACES: seguem as mesmas regras seguidas pelo nome da classe.
MÉTODOS: o nome do método deve ser um verbo infinitivo (imperativo)
Exemplo: public int calcular
Quando for nome simples, deve ser escrito em letras minúsculas. Quando for nome composto, a
primeira letra do segundo nome deve ser maiúscula.
CONSTANTES: o nome de variáveis definidas como constantes de classes constantes ANSI devem
ter os nomes escritos em letras maiúsculas, quando simples
Exemplo: public static final VALOR.
Quando o nome for composto, devemos aplicar undescore "_"
Exemplo: ppublic static final VALOR_TAXA.
VARIÁVEIS: o nome deve ser escrito em letras minúsculas, quando forem nomes simples. No
caso de nomes compostos, a primeira letra do segundo nome deve ser maiúscula. De preferência,
os nomes das variáveis devem ser curtos objetivos, indicando a intenção da definição daquela
variável (mnemônico). Os números não podem iniciar com undescore "_" (sublinado) ou cifrão $.
Exemplos válidos:
flot numero1,
char idade,
int valorPercent
CONTROLES DE ESTRUTURAS OU BLOCOS: os agrupamentos de classes e seus métodos são sempre limitados
por {} (chaves). Quando houver subagrupamentos, devemos respeitar a hierarquia das chaves, isto é,
a primeira chave aberta será a última chave fechada. Tal regra preserva legibilidade das estruturas
ou blocos.
ESPAÇOS: usam-se 4 espaços para indentação.
COMENTÁRIOS: os programas Java podem conter comentários nos códigos. Os comentários podem ser
adicionados dentro de uma linha - comentários simples - ou em mais de uma linha - comentário
composto ou parágrafo.
// (barra dupla): linha simples de comentário, única linha. São aplicadas sempre no inicio da
documentação. Nesse caso, o comentário ou a documentação não pode ultrapassar uma linha de código.
Exemplo: int x=10; // valor de x
/**/(barra-asterisco asterisco-barra): é usada para linhas compostas de comentário (uma ou mais
linhas). A marcação é aplicada no inicio /* e no fim*/ do comentário ou da documentação para
delimitar o conteúdo registrado.
Exemplo: /*
A variável x é integer
*/
int x;
JDK (Java Development kit - kit de desenvolvimento Java) utilizado para desenvolver e testar
programas em Java
JRE (Java SE Runtime Enviroment ou ambiente de execução Java), executa aplicações Java. O
ambiente é formado pela JVM e por bibliotecas.
Cada ambiente de desenvolvimento tem seu próprio KIT de desenvolvimento, ou seja, sua própria
JDK.
Java SE - Standard Edition:
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