APS UNIP 5º SEMESTRE
Por: decosaga • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 12.934 Palavras (52 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA -
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
André Felipe Utiyama de Britto
Caio do Prado Gralho
Eduardo Fagundes Moreira
Henrique Ken-Iti Chinen
Leonardo Kenji Yoshida
PAINEL DE MONITORAMENTO PARA REPRESAS ATRAVÉS DO PROTOCOLO TCP/IP
São Paulo
2018
André Felipe Utiyama de Britto – D05EBB-7
Caio do Prado Gralho – C93FFD-5
Eduardo Fagundes Moreira – D05882-7
Henrique Ken-Iti Chinen – N862JF-6
Leonardo Kenji Yoshida – C79HIH-6
PAINEL DE MONITORAMENTO PARA REPRESAS ATRAVÉS DO PROTOCOLO TCP/IP
São Paulo
2018
SUMÁRIO
⦁ INTRODUÇÃO
As represas são feitas para armazenar água e garantir o abastecimento de água ou energia elétrica para as pessoas. Mas também ajudam no controle de cheias retendo boa parte da água que chega nos rios, liberando o volume de água aos poucos, evitando ou reduzindo as inundações.
Vertedouro são meios para controlar o nível da água, deixando o excesso da água escapar. Esse meio permite o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo, ou seja, ele impede que a água passe por cima da barragem. Os vertedouros podem ser com comportas ou do tipo livre (Tulipa), sem comportas.
Existem regras para garantir a segurança das estruturas que formam as represas para evitar o rompimento das barragens, por exemplo quando o nível de uma represa atinge determinados valores, a água acumulada deve ser liberada. Como exemplo, usaremos a Sabesp, que possui equipamentos, como sondas, receptores e transmissores, instalados nos túneis e represas que emitem sinais a cada dez minutos sobre o volume da chuva e nível das represas.
Os dados são visualizados em tempo real para que a Sabesp possa tomar decisões rápidas mesmo sem estar no local, como por exemplo, fechar um túnel para que o nível da represa baixe em casos de chuvas intensas.
A água represada nos reservatórios ajuda a minimizar os efeitos das chuvas, evitando inundações severas. A água descarregada não é a causa da enchente, isto porque o volume de água recebido pela represa é maior que o volume descarregado.
A bacia intermediária, nome dado aos afluentes e córregos entre a cidade e a represa, que desembocam no rio, isto é, há um volume muito grande de água vindo dos afluentes, não podendo ser controlada pelas represas. São esses fatores, aliados à ocupação de áreas de várzeas, que criam a enchente, e não a descarga de água de uma represa.
As comportas são abertas como medida de segurança do sistema e da população, no caso de a água ultrapassar os níveis operacionais. Assim evitaria as enchentes. Se as comportas permanecerem fechadas, a represa corre o risco de romper, permitindo que toda a água armazenada se espalhe, sem controle.
O Sistema Canteira permite o balanceamento dos níveis entre as represas que fazem parte do sistema. A represa de Jaguari envia, por túnel, para a Cachoeira; esta manda para Atibainha e Atibainha para Paiva Castro. Parte da água armazenada nas represas está sendo aproveitada para o abastecimento público, encaminhada para a Estação de Tratamento de Água Guaraú, que abastece metade da Região Metropolitana de São Paulo.
⦁ OBJETIVOS
Criar um programa dividido em duas partes, o servidor, e o painel de monitoramento. O servidor possui duas funções, ouvir qualquer mensagem transmitida pela porta 13000, e fazer buscas no banco de dados local. Dependendo da mensagem recebida pelo servidor, ele retornará respostas diferentes. Já o painel de monitoramento tem a função de verificar os dados contidos no servidor, nele há 5 campos para exibir informações, um combo box para a seleção da represa para monitorar, um botão para abrir as portas da represa selecionada, para diminuir o nível da água, e por último, o botão para se conectar ao servidor, que irá retornar todas as represas cadastradas no banco de dados para seleção, e ao escolher um item no combo de represas, e apertar o botão selecionar, uma mensagem será passada para o servidor, que retornará os dados da represa selecionada, no painel de monitoramento.
⦁ DESENVOLVIMENTO
⦁ O que é endereço de ip?
O endereço de protocolo da Internet (ou endereço IP) é um endereço exclusivo usado por dispositivos, como computadores pessoais, tablets e smartphones, para se identificar e se comunicar com outros dispositivos na rede IP. Qualquer dispositivo conectado à rede IP deve ter um endereço IP exclusivo dentro da rede. Um endereço IP é análogo a um endereço ou número de telefone, pois é usado para identificar exclusivamente uma entidade.
O endereço IP tradicional é mais conhecido como IPv4 e usa um número de 32 bits para representar um endereço IP e define o endereço da rede e do host. Um número de 32 bits é capaz de fornecer cerca de 4 bilhões de números únicos e consequentemente, os endereços IPv4 vão se esgotando à medida que mais dispositivos são conectados à rede IP. Uma nova versão do protocolo IP (IPv6) foi inventada para oferecer um número praticamente ilimitado de endereços únicos. Um endereço IP é escrito em notação "decimal pontuado", que é 4 conjuntos de números separados por período, cada conjunto representando um número de 8 bits variando de (0-255). Um exemplo de endereço IPv4 é 192.168.25.240.
Um endereço IPv4 é dividido em duas partes: rede e endereço do host. O endereço de rede determina quantos dos 32
...