AS PRINCIPAIS ÍCONES PARA UTILIZAÇÃO DO EXCEL
Por: RodrigoTakahashi • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 241 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO ...................................................................................................................... 4
2-HISTÓRICO ........................................................................................................................... 5
2-1 EVOLUÇÃO .................................................................................................................... 6
3- COMPARATIVO ENTRE AS VERSÕES DE EXCEL 97, 2003, 2007,2010 e 2013 ..... 13
4- EVOLUÇÃO DOS ICONES ............................................................................................ 15
5- PRINCIPAIS ICONES PARA UTILIZAÇÃO DO EXCEL ............................................ 15
6 CONCLUSÃO....................................................................................................................... 21
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 222
1-INTRODUÇÃO
Antigamente quando se pensava em planilha tínhamos a disposição às folhas de papel quadriculadas que utilizávamos para fazer cálculos e comparações entre eles.
Atualmente a planilha eletrônica de calculo mais conhecida e utilizada no mundo, é a
Microsoft Excel, pois possibilita o tratamento de informações para tomada de decisões.
O mercado de trabalho também exige o conhecimento dessa ferramenta, quem quando ao procurar trabalho já não foi questionado sobre os conhecimentos dessa ferramenta?
Assim além das facilidades que o Microsoft Excel proporciona; aprender sobre essa planilha eletrônica é essencial para um desenvolvimento profissional e empresarial.
2-HISTÓRICO
Antigamente, o termo planilha dizia respeito às folhas de papel quadriculadas que eram usados por contadores e administradores de empresas, que as utilizava para armazenar uma grande quantidade de números, disposto em linhas e colunas. Esses números poderiam, então, ser somados, subtraídos e comparados, uns aos outros.
O desconforto destes papéis era tanto que tudo era feito manualmente, ou seja, ao alterar um valor no centro da planilha seria necessário apagar os demais valores e recalcular todos eles com base nas novas alterações.
O tempo passou e o conceito de planilha também mudou. Hoje, uma planilha eletrônica representa o programa de computador software que é utilizado, de modo geral, para manipular cálculos, construir gráficos, gerenciar dados, fazer simulações, etc.
De fato o primeiro nome que nos vem a mente quando falamos desse assunto é o Microsoft Excel, mas embora ele exerça um papel preponderante na evolução desse mercado não podemos nos esquecer de seus precursores tais como Visicalc, Supercalc, Multiplan, Quatro pro for Windows e a famosa Lotus 1-2-3, que durante certo tempo foi a grande aposta dessa área.
As três principais características de uma planilha eletrônica
De maneira geral a planilha eletrônica foi um software que contribuiu para impulsionar o mercado da informática tendo sido responsável pelo desenvolvimento desse mercado hoje vivido por todos nós.
Como prova disso basta ver ao nosso redor como as empresas e diversos ramos cresceram ao utilizarem todo o potencial oferecido pelas planilhas eletrônicas. Em outras palavras o computador deixou de ser um brinquedo para ser uma ferramenta e forte aliado no mundo dos negócios devido a três principais características:
1- Cálculo automático
Com uma planilha eletrônica você pode realizar qualquer calculo desde que ele seja precedido pelo sinal de igual=
2- O armazenamento de dados
Armazenar e organizar uma grande quantidade de dados é outra característica de uma planilha eletrônica.
3- Geração de Gráficos
Outra característica das planilhas eletrônicas é a geração de gráficos e nisso o Excel se diferencia das demais planilhas, pois oferece muitos recursos e ferramentas.
2-1 EVOLUÇÃO
Partindo dessa ideia, Dan Bricklin idealizou e, juntamente com Bob Frankston, criou a primeira planilha eletrônica, o Visicalc em 1978. E no início só era capaz de realizar cálculos envolvendo cinco colunas e vinte linhas.
Os dois inventores turbinaram o programa antes de colocá-lo para comercialização. E
veio o sucesso com cerca de 1.000.000 de cópias vendidas.
Não tardou para que surgissem concorrentes: Supercalc, Multiplan (primeira planilha eletrônica da Microsoft), Lotus 1-2-3, para citar alguns.
Aqui no Brasil, o Lotus 1-2-3 se tornou padrão nos escritórios na época do DOS. O Lotus tinha um dos trunfos no WYSIWYG (What You See Is What You Get). Simplificando: você conseguia visualizar o arquivo da forma que seria impresso.
Mas tudo estava para mudar com o surgimento de uma nova planilha eletrônica que seria introduzida no Macintosh.
[pic 2]
[pic 3]
O Excel surgiu como vitorioso na guerra evolucionária das primeiras planilhas. Tendo sido concebido para tirar proveitos das interfaces gráficas, primeiro nos Macintosh e depois nos PCs com Windows, o Excel tomou logo a dianteira na corrida pela liderança das planilhas eletrônicas.
Embora o Lotus 1-2-3 tenha chegado a ter versões para Windows, foi tarde demais. Para manter o Excel distante da concorrência, a Microsoft lançou sucessivas versões
com melhorias de interface, capacidades avançadas de cálculo, possibilidades de personalização e a criação de macros para automatizar tarefas repetitivas.
Mas uma verdadeira revolução ainda estava por vir nas planilhas eletrônicas.
Tendo chegado ao início dos anos 90 deixando a concorrência para traz, chegou a hora do Excel alcançar a maturidade.
Quem chegou a trabalhar com a linguagem de macro das primeiras versões sabe que criar um loop ou um condicional era uma tarefa árdua. A documentação do manual não ajudava e numa era pré-internet era difícil trocar informações com outros desenvolvedores.
...