As Atividades de Processos
Por: LBMAS • 7/9/2018 • Relatório de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
1) Defina processos de sistema (daemon). Dê exemplos.
O DAEMON designa um programa que, está sempre pronto a receber instruções e/ou pedidos de outros programas para determinada ação do sistema e não do usuário. Exemplos: manipulação de e-mails, técnica spooling; que evita conflitos no uso da impressora, pois, para imprimir um arquivo, o processo de usuário deve colocá-lo em um diretório especial. Assim, um processo copia os arquivos desse diretório para a impressora.
2) O que acontece se um erro crítico ocorre durante uma operação de E/S? Um processo no estado de bloqueio pode ser “destruído”?
Alguns sistemas podem abortar o processo, caso ocorra um erro crítico na operação E/S. O erro na operação de E/S causa uma mudança do caminho do estado bloqueado para o de destruição, ou seja, o processo no estado de bloqueio pode ser destruído
3) Explique a função do “tratador de interrupções”. O que vem a ser uma instrução tipo “retorno de interrupção”?
O tratador de interrupções realiza as ações necessárias em função da ocorrência da interrupção. Ele é, basicamente, uma rotina que somente é executada quando ocorre uma interrupção. Quando o tratador termina, a execução volta para a rotina interrompida, sem que essa perceba que foi interrompida. A instrução retorno de interrupção repõe o conteúdo original dos registradores e faz o processador retomar a execução do programa interrompido.
4) Uma vez que, em um computador, existem diversos controladores de periféricos que podem gerar interrupções, como identificar a origem dessas interrupções?
A forma mais simples de identificar a origem de uma interrupção é associar a cada controlador um tipo diferente de interrupção. Dessa forma, o controlador não somente interrompe o processador, mas também informa qual o tipo da interrupção.
5) Qual a razão de existir dois modos de operação do processador? Quais são esses modos?
Os dois modos são: Modo Usuário e Modo Supervisor(KERNEL). O motivo pelo qual existem dois modos é a segurança. O modo KERNEL tem autorização para executar tudo e interagir com o hardware livremente, enquanto que o modo usuário é maios restrito. Quando um processo é executado em modo usuário, o mesmo não fica livre para executar qualquer instrução, o que torna o sistema mais seguro.
...