Curso Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade
Por: GustavoSantiago • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GUSTAVO GABRIEL SANTIAGO SANTOS – RA 248252014
portfólio 01
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
GUSTAVO GABRIEL SANTIAGO SANTOS
portfólio 01
Trabalho apresentado ao Curso Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina [Gestão da Qualidade de Software].
Prof. Marcelo Correia dos Santos
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
Análise do Microsoft Windows citando Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência, Manutenabilidade, Portabilidade.
Antigamente, chamado de INTERFACE MANAGER, O Windows recebeu esse nome por causa das caixas ou janelas de computação que eram fundamentais para o novo sistema, assim, tornando-o mais fácil e de manipulável utilização.
Logo á alguns anos, a microsoft foi se aprimorando e assim aumentando o seu nível de adequação e inserindo um conjunto de ferramente com funções apropriadas para o usuário, como paint, bloco de notas e a calculadora. E assim a acurácia desse desenvolvimento veio dando resultados corretos e o sistema inovando e melhorando cada vez mais. Alguns anos após, a microsoft criou mais alguns sistemas compátiveis ao primeiro windows, tendo assim a interoperabilidade, como windows XP, Vista, entre outros. Como fazer isso? Levantamento de servidores em uma maquina, e fazer uma se comunicar com a outra, o que chamamos de processo de virtualização. Então criou-se também o Active Directory que funciona para programar todo o sistema de segurança do S.O e o tornando protegido contra acessos indevidos, como por exemplo, acesso a pastas indevidas, senhas e etc.
Em Relação a Confiabilidade, entramos na área da Maturidade, afinal, o que seria isso? Seria um método de evitar falhas decorrentes de defeitos no software, então, de acordo com a evolução do windows, novas máquinas foram criadas, para que pudessem suportar os novos sistemas operacionais e atualizações que poderiam vir futuramente, por exemplo, citarei o windows 8.1, que hoje em dia, necessita ter um específico hardware correto para assim funcionar como devido criado, corretamente.
Recuperabilidade. Afinal, todo S.O tem que ter uma recuperação rápida e eficaz, caso alguma falha aconteça, afinal, nenhum sistema operacional é 100% confiável e 100% correto, entrando novamente nos serviços de virtualização, o que é extremamente importante para a recuperação de servidores e do sistema operacional, a windows oferece uma grande disponibilidade de servidores, um se comunicando com o outro e para não aconteceça algo do tipo, utilizam os “ no breaks” assim , tornando a função e instabilidade dos servidores umn pouco ou até muito mais confiável.
Sobre a Usabilidade, o windows nos propõe um sistema bem inteligente e de interface com fácil entendimento, como vou mostrar em um print abaixo:
[pic 3]
Acima, um print como um exemplo, do menu do “meu computador”, mostrando cada opção, como pode ser selecionada, e ser encontrada com rápidez e facilidade.
Operacionabilidade: Em torno disso, como manusear o windows, também não é extremamente complicado, por isso, usamos além da forma gráfica ( a forma comum de se manipular e utilizar o windows ) utilizasse o modo texto, este realizado no prompt de comando, caso algo ocorra, desde um erro ou até mesmo usá-lo para criar um diretório ou algo do tipo, está é uma ferramente extremamente útil.
...