Desafio 3 semestre
Por: juliananaressi • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
1. INTRODUÇÃO.
O ato de planejar consiste em uma tarefa essencial para uma empresa ser bem sucedido, onde suas principais funções são organizar, dirigir e controlar. Para o desenvolvimento do Hipermercado Hoterdan, planejamento é algo muito importante, tendo em vista que a administração do hipermercado lida com o comportamento de pessoas de diversas culturas. Uma ferramenta utilizada por corporações e com bastante aceitação pelos planejadores do comércio é a análise SWOT, considerada como um sistema simples utilizado para posicionar ou verificar a posição estratégica de uma empresa.
Essa ferramenta busca analisar os cenários, e suas divisões, são entendidos como ambiente interno, (forças e fraquezas) e ambiente externo, (oportunidades e ameaças). O determinante das forças e das fraquezas, está ligado à posição atual da empresa, relacionando-se na maioria das vezes com fatores internos. As oportunidades e ameaças podem ser entendidas como antecipações do futuro, relacionando-se com os fatores externos. Na compreensão geral o Hipermercado necessita ter uma nova estrutura organizacional, bem como estabelecer métodos de gestão e busca de diminuição de custos, desenvolverem novas equipes e atos de liderança e treinamentos.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO
A estrutura organizacional da empresa deve ser baseada no corpo, e segmento econômico que ela trabalha, no caso do hipermercado Hoterdan, a estrutura era descontrolada, pois os funcionários eram distribuídos de forma incorreta, fazendo com que houvesse mão de obra parada, e desvalorizada no processo de trabalho, outro detalhe era a relação entre o operacional e o tático, pois eram citados no relatório muitos gerentes sendo que precisaríamos apenas de um gerente central e três gerentes intermediários para fazer com que a estrutura seguisse de modo funcional. Se a empresa está com o lucro caindo, más obteve vendas com índices bons, isso significa que a empresa sofre algum problema interno, ou seja, seu nível estratégico está defasado ao ponto de não haver previsões e nem estimativa de crescimento futuro.
Como primeiro passo para melhorar esta situação uma nova estrutura organizacional deve ser aplicada, mas para conseguir fazer isto de forma correta sem acarretar mais prejuízo, devemos fazer uma análise dos fatores externos e internos da empresa utilizando a ferramenta SWOT, desta forma conseguimos descobrir as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, fazendo com que a visão sistêmica seja ampliada no fator estratégico, como na imagem I Análise swot.
Imagem I Análise swot
Com análise swot observamos que a falha realmente segue no ponto interno, então devemos criar uma estrutura organizacional condizente com a realidade da empresa para interligar o estratégico, tático e operacional, desta forma vamos observar a nova estrutura na empresa na imagem II organograma da empresa.
Imagem II organograma da empresa
Na imagem a cima vê uma estrutura equilibrada, com poucos gerentes e com uma interface funcional, após esta nova roupagem, devemos além
...