Efeitos da Governança de TI
Por: adaraujo • 9/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 590 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 2]
- FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
- GESTÃO DE PROJETOS EM TI
- EFEITOS DA GOVERNANÇA EM TI
- Rio de Janeiro
- 25/05/2017
A Governança de TI vem recebendo grande destaque na área de Sistemas de Informação. A utilização de boas práticas, à ela associada, visa manter o poder de competitividade das organizações afim de garantir a sobrevivência das empresas mediante o mercado.
De acordo com a ISO/IEC 38500(ABNT, 2009), a Governança de TI “é o sistema pelo qual o uso atual e futuro da TI são dirigidos e controlados. Significa avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Inclui a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da organização.”
Nesse contexto, a Governança de TI está diretamente alinhada aos objetivos da Governança Corporativa, oferecendo a alta gerência a possibilidade de responder rapidamente às mudanças tecnológicas e de mercado advindas do ambiente externo de forma eficiente e objetiva. Além de colaborar para o atendimento dos interesses das partes interessadas, gerando valor para empresa, tornando-a forte, estável e reconhecida no mercado.
O aumento de investimentos e relevância dada a área de comunicação e tecnologia está associada ao reconhecimento do valor da informação. Atualmente, inúmeras transações são realizadas por minuto nos mais diversos setores da economia, novos perfis de consumo são descobertos a cada interação e tendências de consumo são propagadas através da utilização das redes sociais. Desse modo, as informações que sustentam a organização, nem sempre estão centralizadas ou, até mesmo, armazenadas de forma digital. Agilidade para integrar e processar essas informações é vital.
Baseado nesse novo cenário, um dos efeitos da Governança de TI nas organizações foi despertar o interesse dos executivos e da alta direção das empresas para os benefícios do alinhamento e direcionamento de investimentos relacionados à área tecnológica aos interesses do negócio a fim de facilitar a tomada de decisões.
Podemos citar como benefícios a redução de custos, considerando a diminuição do retrabalho causado por decisões equivocadas devido a falta de informação, flexibilidade do negócio, proporcionado pela redução do tempo de resposta às mudanças do mercado, melhoria da qualidade dos produtos oferecidos, aumento da produtividade e maiores iniciativas na área de inovação.
Outra efeito a ser considerado é a formação de um novo perfil do profissional de TI. Este deixa de assumir um papel estritamente técnico e passa a desenvolver diferentes competências. Tais como: liderança, perfil empreendedor, capacidade de negociação e estabelecimento de visão estratégia.
Liderança, no sentido de inspirar e entusiasmar as pessoas para que o uso da TI na organização seja desenvolvido de forma harmônica e eficaz. Capacidade de negociação a fim de levar as partes interessadas a um objetivo comum, mediando conflitos relacionados aos objetivos estratégicos da empresa com a utilização de tecnologia. E visão estratégica, fornecendo a capacidade de analisar contextos internos e externos.
...